Livro Fera D'alma

Herta Müller adianta no início de seu romance: “Carregamos no rosto o que levamos de uma terra”. No caso da autora, sua terra permanece não apenas no rosto, mas também nas palavras e na narrativa de Fera d’alma, novo livro de Müller publicado no Brasil pela Biblioteca Azul.

Vencedora do Nobel de Literatura, a escritora foi reconhecida por, utilizando-se da “concentração da poesia e a franqueza da prosa, retratar a paisagem dos desapossados”. No caso deste romance, jovens privados de seus desejos e mesmo de sua individualidade, que vivem sob o regime comunista de Nicolae Ceauşescu, ditador que governou a Romênia de 1965 a 1989.

O grupo de jovens é formado por estudantes que, vindos de províncias pobres, buscam melhores perspectivas na cidade – onde se tornam parte da massa uniforme de temerosos súditos do Conducator, da qual tentam diferenciar-se e separar-se por meio da leitura de livros proibidos e planos de fuga.

Sua união é marcada pela desconfiança que trazem em todas as esferas de suas vidas, traço caro à sobrevivência de quem lida com a constante vigilância do Estado e da polícia secreta.

“Cada linha deste livro carrega histórias (ou não histórias) de vidas aniquiladas por um regime de exceção, neste caso a Romênia comunista de Nicolae Ceauşescu, terra anteriormente dominada pelos nazistas”, diz o escritor Juliano Garcia Pessanha sobre a obra.

Marcado por traços autobiográficos, Fera d’alma transporta o leitor para o passado e o presente a todo instante, revelando muito mais em suas metáforas e analogias sobre a ditadura romena do que sentenças objetivas seriam capazes de explicar.

A vida da própria autora, as experiências que vivenciou durante o regime de Ceauşescu, permeiam todo o romance, seu tom tenso e sombrio, sem deixar claro em que momentos a autora revela a si mesma ou lembranças da personagem que narra a trama.

“Atravessei cinquenta vezes uma ponte para poder inventar uma ponte sobre um rio. É justamente esta percepção inventada que eu procuro”, disse Müller na ocasião do recebimento do Prêmio Nobel.

Fera d’alma, publicado originalmente na Alemanha em 1994, recebeu os prêmios literários IMPAC e Ida-Dehmel. Entre os outros títulos de Herta Müller que a Biblioteca Azul lançará no Brasil estão Der König Verneigt Sich Und Tötet (O rei faz uma reverência e mata, título provisório) e Der Fuchs War Damals Schon Der Jäger (Naquela época, o lobo já era o caçador, título provisório).

Trecho “Os livros da casa de veraneio tinham sido contrabandeados para o país. Tinham sido escritos na língua materna, arejada pelo vento. Não era a língua do Estado, como aqui no país.

Mas também não era o tatibitate dos vilarejos. Nos livros aparecia a língua materna, mas o silêncio dos vilarejos, que proíbe o pensamento, não aparecia nos livros. Achávamos que lá de onde vinham os livros, todos pensavam.

Cheirávamos as páginas e nos surpreendíamos com o costume de cheirar nossas mãos. (...) Todos os que passavam pela cidade com sua terra no rosto cheiravam as mãos. Eles não conheciam os livros da casa de veraneio.

Mas queriam ir até lá. Lá de onde vinham esses livros havia calças jeans e laranjas, brinquedos fofos para as crianças e televisores portáteis para os pais, e meias-calças finíssimas e rímel autêntico para as mães.

Todos viviam de pensamentos de fuga. (...) Dava pra ver em seus olhos: logo eles vão usar todo o dinheiro que têm para comprar dos agrimensores os mapas da região.

Esperavam por dias nublados no campo e no rio para escapar das balas e dos cães dos vigias, para sair correndo e nadando. Dava pra ver em suas mãos: logo eles vão construir balões, pássaros frágeis feitos de lençóis e de árvores jovens.

Eles torcem para que o vento não pare e que consigam sair voando. Dava pra ver em seus lábios: logo eles vão cochichar com um guarda da estação. Por todo o dinheiro que têm, vão entrar num vagão de cargas e partir.

Apenas o ditador e seus guardas não querem fugir. Dava para ver em seus olhos, suas mãos, seus lábios: eles vão continuar a construir cemitérios com cachorros e balas, hoje e amanhã também.

Mas também com o cinto, com a noz, com a janela e com a corda. Sentíamos o ditador e seus guardas postados acima de todos os segredos dos planos de fuga, sentíamos sua vigilância e como espalhavam medo.”

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraBiblioteca Azul
IdiomaPortuguês
ISBN8525053449 9788525053442
FormatoCapa comum
Páginas250
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Fera D'alma. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →