Livro Se Um De Nós Dois Morrer

Theo, um escritor condenado ao fracasso de seu primeiro livro, nao conseguiu mais escrever uma unica linha. Paralisado diante da incapacidade de realizar uma segunda obra, morre sem conseguir se livrar do impulso destruidor da escrita.

Depois de uma recaida em noite torrida de amor com a ex-namorada, e encontrado morto sobre a cama por ela, que volta para buscar o celular esquecido. No envelope vermelho embrulhado em plastico transparente deixado sobre a comoda, a inscricao: 'Para Sofia'.

Theo incumbe Sofia de cumprir seu ultimo desejo: transmitir ao escritor catalao Enrique Vila-Matas uma especie de legado de angustias - manuscritos de uma obra que nunca existiu. Para cumprir a tarefa, Sofia parte em direcao a Paraty, onde esta acontecendo a edicao 2005 da Flip (Feira Literaria Internacional de Paraty), da qual Vila-Matas esta participando - e na vida real de fato participou - como um dos autores convidados.

Theo sabia que so um colecionador de esquisitices literarias como o escritor espanhol poderia ver sentido em esbocos, frases nao terminadas e preambulos literarios como os que intentou dominar e produzir durante toda a sua vida.

Mistura de realidade e ficcao, caracteristica tambem marcante da obra de Vila-Matas, este e o segundo romance de Paulo Roberto Pires, que ao contar essa historia de paixao pelos livros, acaba por fazer um inventario artistico, literario e afetivo.

Outra incumbencia estranha deixada por Theo para a ex-namorada, com direito a passagem de ida e volta comprada em aberto no nome dela: levar as cinzas dele para Paris, exatamente como sugere o titulo do livro, tirado da frase celebre de Sigmund Freud: 'Se um de nos morrer eu me mudo para Paris.'.

E nesta viagem que o leitor de Pires embarca, seguindo um precioso roteiro dos marcos literarios da cidade, que autor e personagem conhecem a fundo. A comecar pela hospedagem no Hotel Aiglon, no 'miolo de Monparnasse', onde viveram artistas e escritores, como Giacommetti, Tzara e Carpentier, passando pelo famoso cemiterio local, onde jazem Sartre, Gainsbourg, Beckett e Cortazar.

No destino imposto a Sofia, o autor nos conduz por uma outra jornada, em que, como nos romances de Vila-Matas, a compulsao pelos livros e o desejo de fazer parte da memoria da literatura torna-se uma enfermidade que subjuga o escritor.

Se Um de Nos Dois Morrer e uma viagem que mostra os possiveis efeitos do arrebatamento literario sobre o individuo - uma reflexao bem-humorada de um homem surpreendido e irremediavelmente atraido pelo poder da literatura.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraAlfaguara
IdiomaPortuguês
ISBN8579620775 9788579620775
FormatoCapa comum
Páginas124
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Se Um De Nós Dois Morrer. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →