Livro Um Toque de Limão

“Entre os chineses, o limão é o símbolo da morte”, escreve o autor Julian Barnes em seu livro de contos, Um toque de limão, cujos personagens são, em sua maioria, anciãos cientes de que o auge de suas vidas já passou há muito tempo.

São pessoas que se preocupam com seu testamento, escrevem cartas para serem lidas após sua morte e explicam aos filhos o que deve ser feito com suas cinzas. Alguns ignoram a proximidade do fim e se apegam à frágil esperança de viver uma reviravolta; outros estão senis demais para saber que vão morrer em breve.

No entanto, embora o tema central desses 11 contos seja demasiado azedo, eles são um deleite para o leitor exigente, porque trazem os habituais toques de humor e filosofia de Julian Barnes, considerado um dos melhores escritores ingleses da atualidade.

Outro personagem real é o escritor russo Ivan Turgenev (1818-1883), presente no conto O reviver. Aos 60 anos, ele viveu uma desilusão amorosa com uma mulher de 25, história que leva Julian Barnes a várias reflexões.

O autor questiona, dentre outras coisas, se o sexo, onipresente na atualidade, já não era uma obsessão no século XIX. O narrador se pergunta se as poéticas cartas de amor de Turgenev não esconderiam as mesmas taras sobre as quais se fala abertamente hoje em dia.

Seriam a elegância e o romantismo do clássico realismo russo uma metáfora para barbaridades sexuais semelhantes às praticadas no século XXI? O humor ácido e inteligente de Julian Barnes aflora em contos como O cercado das frutas, em que uma mulher de 80 anos se separa do marido de 81 porque descobre que ele tem uma amante de 65.

Em Uma breve história do estilismo de cabelo, o personagem Gregory revê sua vida por um ponto-de-vista peculiar – do medo que sentia da tesoura do barbeiro na infância ao seu desconforto nos modernos salões unissex de sua velhice.

E em Vigilância, Barnes brinda o leitor com um divertido e psicótico melômano preocupado em intimidar e castigar as pessoas que fazem qualquer tipo de barulho nos concertos. Seu ex-amante questiona se isso não seria exagero – talvez Mozart, ao compor, tivesse levado em conta que sua música seria executada para as platéias barulhentas das cortes reais e ducais de sua época, com nobres bufões bebendo, banqueteando-se e gargalhando durante o concerto, quem sabe até jogando ossos de galinha na harpista.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraRocco
IdiomaPortuguês
ISBN8532520316 9788532520319
FormatoCapa comum
Páginas272
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Um Toque de Limão. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →