Bons motivos justificam o interesse pela ciência da linguagem e o pensamento de Chomsky, o pensador que mais a aprofundou e cuja trajetória intelectual emerge de forma quase integral neste livro.
Em suas páginas James McGilvray reproduz quatro entrevistas que fez com Chomsky em 2004 que revelam o que ele e os intelectuais que influencia descobriram sobre a linguagem, em especial nos últimos anos, e as implicações dessas descobertas sobre debates de interesse mais amplo.
A ciência da linguagem remete a um passado transcorrido há cerca de 60 mil anos, quando, simultaneamente, o ser humano adquire a função da linguagem e experimenta um salto evolutivo gigantesco e sem precedentes nas centenas de milhares de anos anteriores.
Para Chomsky foi a linguagem, primeiramente como pensamento, que levou à súbita evolução, pois, ele afirma, não há meios de especular e pensar sobre algo a menos que se possa, de algum jeito, construir um número ilimitado de pensamentos complexos: “Tal capacidade é proporcionada pela linguagem”.
Chomsky acredita que a linguagem surgiu de um processo evolutivo de base biológica a partir de um único indivíduo e foi geneticamente transmitida a sua prole. Assim descrito, afirma McGilvray, esse processo evolutivo tem implicações importantes.
Uma delas é que, ao tornar o ser humano a espécie única que é, a introdução evolucionária da linguagem explica, talvez por si mesma, o que é humano sobre a natureza humana.
“Se for assim, existe uma causa naturalística – não religiosa, tampouco meramente especulativa – daquilo que nos torna únicos”, escreve McGilvray.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | UNESP |
Idioma | Português |
ISBN | 8539305070 9788539305070 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 532 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro A Ciência da Linguagem. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.