Livro A Comédia Humana - Volume 2

Vinte anos depois da última edição, A Comédia Humana Com Orientação, introdução e notas de Paulo Rónai, volta às livrarias trazendo ao público brasileiro um dos mais importantes monumentos literários em 89 romances distribuídos em 17 volumes.Honoré de Balzac (1799-1850) dedicou vinte e um anos de sua vida para fazer um verdadeiro inventário da França no século XIX: costumes, negócios, casamentos, ciências, modismos, política, profissões, tudo entrava nesse imenso painel, costurado com maestria narrativa e exibido aos poucos em folhetins.Obras que compõemA Comédia Humana – Volume 2 – Estudos De Costumes – Cenas Da Vida PrivadaUma Estreia Na VidaNuma viagem de Paris a Presles em um coucou (antiga carruagem pública de duas rodas), pessoas reunidas pelo acaso contam lorotas e, pelo fato de não conhecerem a identidade dos companheiros, metem-se em situações desagradáveis.

Aqui, Balzac se mostra plenamente “cronista de costumes”: na véspera da instalação das estradas de ferro, dá aos futuros leitores uma impressão fiel de como era a viagem em diligência.

Da intimidade forçada e das confidências trocadas entre os viajantes de um coucou ele faz a mola que desencadeia a intriga.Alberto SavarusSegundo algumas interpretações, esta é uma obra que Balzac pretendia autobiográfica.

Alberto Savarus, um rapaz vítima de alguns maus negócios e de uma paixão fulminante por uma princesa italiana, vê seus planos ainda mais malogrados quando vira objeto de paixão de Rosália de Watteville, uma mocinha que entre bordados e jardinagem tece uma teia de intrigas em que não faltam golpes financeiros e violação de correspondência.

A VendetaSituando o início da novela na Córsega e centralizando a trama no rígido conceito de honra, Balzac usa Napoleão como coadjuvante desse melodrama rasgado. Apesar desse núcleo, aqui ele retrata também as pequenas rivalidades e intrigas de um curso de pintura para moças, constituindo uma atmosfera que ele imediatamente domina, se revelando admirável conhecedor da alma feminina.

Uma Dupla FamíliaPor entre as ruas de Paris, que aqui se torna também personagem, Balzac conta a história de Granville, homem que, decepcionado com a virtude inabalável e carola da mulher, procura nos encantos generosos de uma moça pobre a redenção da amarga vida conjugal que leva.

Novela que evidencia a incansavelmente renovada técnica narrativa do autor.A Paz ConjugalToda a trama desta novela se passa num baile, em que tensões, interesses, vinganças e promessas estão em jogo.

Pequena joia narrativa que começa por uma admirável síntese da história dos costumes de uma época das mais movimentadas, a das guerras napoleônicas. Em poucas frases, o autor nos introduz nos bastidores de uma sociedade efêmera, ciente da brevidade de sua existência e por isso mesmo ávida de viver e gozar, queimada por uma febre voraz, impaciente de tudo saborear, pouco escrupulosa e desdenhosa das formas.A Sra.

FirmianiInvestigação que revela uma espécie de mosaico de vários interlocutores – cada um de uma “espécie social” – que vão revelando, a partir de suas impressões, vários aspectos de uma personagem central, a sra.

Firmiani, de quem o leitor sabe apenas que foi a responsável pela ruína financeira de um jovem rapaz. Estudo De MulherO próprio título dessa pequena novela revela as pretensões de um retrato psicológico, para além da mera descrição de ação.

Narrada por Bianchon e tendo como um dos protagonistas Eugênio de Rastignac – duas das principais personagens de A Comédia Humana – a pequena novela é exemplar do empreendimento balzaqueano.A Falsa AmanteUma história de virtude entre dois amigos, em que um se sacrifica pela felicidade do outro.

O ambiente todo está entre a comunidade polonesa em Paris, que era muito cara a Balzac, sobretudo por sua duradoura relação com a condessa Hanska, a Estrangeira. Inserir os poloneses em A comédia humana era uma forma de homenageá-la.

Uma Filha De EvaUma jovem educada por uma mãe extremamente católica será posta a prova pelas tentações e artimanhas da vida em sociedade, para as quais ela não estava preparada.

Aqui, encontram-se várias personagens importantes de A comédia humana, como Raul Nathan, os Grandlieu e os Nuncingen.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraBiblioteca Azul
IdiomaPortuguês
ISBN8525053090 9788525053091
FormatoCapa dura
Páginas832
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro A Comédia Humana - Volume 2. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →