Livro A Contorcionista Mongol

Um (anti) herói quixotesco que se esconde do mundo num apartamento do hotel Quitandinha. Uma contorcionista mongol com ares de Mata Hari. E um sinistro atirador de facas da Transilvânia.

Esse é o estranho trio de A Contorcionista Mongol, que transporta o leitor desde a Serra de Petrópolis até as montanhas do Tibet, passando por Paris e por um campo de treinamento na Suíça - onde os guerrilheiros pertencem a organizações, como a Frente de Libertação dos Anões de Jardim e os arremessadores de tortas da Brigada Internacional dos Confeiteiros.

Além de descrever as obsessões do corpo - sexual, gastronômica, etílica -, a visão politicamente incorreta da mulher fatal, do amor bandido, A Contorcionista Mongol tem um enredo com múltiplas saídas: como um Quixote embriagado com os romances de cavalaria, não teria o herói fantasiado todos estes lances de espionagem?

Chegou realmente a viajar ao Tibet ou ficou para sempre no Quitandinha? E vai, ou não vai morrer no final? Tudo isso fica em aberto, para ser resolvido de uma maneira diferente na cabeça de cada leitor.

Antes de lançar-se na ficção, Roberto Muggiati publicou onze livros, a maioria sobre música, especialmente jazz. Ele admite que cinqüenta anos de jazz influenciaram seu jeito de escrever e, nos ritmos de sua prosa, procura evocar a sintaxe dos favoritos como Chet Baker, Billie Holiday e Helen Merrill.

Outro jogo de Muggiati - inspirado nas citações que os jazzistas fazem durante seus improvisos - consiste em colocar em seu texto "cacos" de escritores conhecidos. Entre eles Kafka, Dostoievsky, Henry Miller, Fernando Pessoa, Hemingway, Fitzgerald, Cortazar, Nabokov e, claro, Hammett e Chandler.

Vale até como um teste, para o leitor de formação literária, identificar estas citações ao longo do livro. E são, também, segundo o autor, uma espécie de homenagem aos escritores que o acompanham desde a infância.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraRecord
IdiomaPortuguês
ISBN850105710X 9788501057105
FormatoCapa comum
Páginas112
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro A Contorcionista Mongol. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →