Livro A Passagem do Século. 1480-1520

Caramuru, cuja epopéia é mencionada neste livro, foi um dos milhares de contemporâneos dos descobrimentos marítimos que, no limiar do século XVI, tiveram a coragem de se instalar em terras inóspitas e o mérito de criar pontes entre sociedades que até então tudo separava.

Na virada do século XV para o XVI, o vasto Oceano perdeu seus mistérios, uniu mundos, acelerou e intensificou o intercâmbio de povos distantes. "Cumpriu-se o mar", diria mais tarde o poeta Fernando Pessoa.O que marca a passagem do século XV para o XVI é que aí se situam as origens da globalização.

Não ainda a mundialização mercantil que se inicia com a Revolução Industrial, nem a globalização atual das transações financeiras. O que se globaliza na virada do século XV para o XVI é o conhecimento do outro.

Pela primeira vez, todos os recantos do mundo são mutuamente revelados. Em menos de cinqüenta anos, ibéricos, orientais, africanos e os recém-"descobertos" astecas e tupis ouvem falar de terras, povos, costumes e religiões de cuja existência nunca suspeitaram.O apogeu da expansão marítima européia é um momento de descobertas.

Cartógrafos rivalizam na feitura de mapas-múndi e atlas, cada qual registrando as últimas novidades planetárias. Plantas como o cacau, a canela, a batata e a cana e animais como perus, cavalos e galinhas são transportados de um continente a outro.

Europeus se deslumbram com a literatura de viagens, enquanto seus antípodas japoneses estranham os narigões dos portugueses que desembarcam com a novidade das armas de fogo.Em busca de fortuna e aventura ou com a nobre missão de expandir o reino de Cristo, milhares de mercadores, espiões, cruzados e fidalgos trilharam o mundo em torno de 1500.

Alguns decênios mais tarde, vai se revelar a face cruel do processo de conquista, catequese e colonização das novas terras. Mas, na virada para o século XVI, o que se celebra é essa aventura civilizatória única, de alcance planetário, que levou o mundo a se conhecer.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraCompanhia das Letras
IdiomaPortuguês
ISBN8571649650 9788571649651
FormatoCapa comum
Páginas120
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro A Passagem do Século. 1480-1520. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →