Livro A Psicologia do Juiz. O Judiciário do Século XXI

"Durante muitos milênios" - desde que a Justiça iniciou seus primeiros ensaios - aos julgadores sempre se exigiram as qualidades do conhecimento das regras jurídicas a serem aplicadas aos casos concretos e a mais elevada valorização dos interesses coletivos, acima dos interesses individuais.

Houve muitos magistrados que deixaram marcas indeléveis do mais respeitável senso de Justiça, contribuindo para a evolução do senso moral das coletividades. Todavia, com o advento da Psicologia como ramo importante da Ciência, muitos outros dados passaram a integrar o universo cultural dos aplicadores do Direito, que não podem mais, em sã consciência, pautar suas decisões considerando os seres humanos sob julgamento como produtos casuais de uma fatalidade puramente biológica e hereditária, mas sim individualidades em constante aperfeiçoamento e merecedoras de uma avaliação profunda visando sua maior qualificação moral e intelectual para o trabalho de reinserção social e não apenas sua análise para a aplicação de punições, que normalmente não as regeneram.

Quem julga deve imbuir-se desses conhecimentos para ter maiores chances de acertar, não se limitando a ser mero aplicador automático das leis e da jurisprudência. A finalidade última do Direito e da Justiça é a Paz Social, em cuja situação os cidadãos vivam e interajam harmonicamente, como numa verdadeira colméia, onde cada qual desempenha seu papel cônscio da sua importância para a coletividade.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraLetras Jurídicas
IdiomaPortuguês
ISBN8589917592 9788589917599
FormatoCapa comum
Páginas164
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro A Psicologia do Juiz. O Judiciário do Século XXI. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →