Livro Autocuratela

Atribui-se ao denso estudo da Advogada e Professora Thais Câmara Maia Fernandes Coelho o mérito de verticalizar o atualíssimo debate sobre o negócio jurídico atípico da Autocuratela. Com o advento do Estatuto da Pessoa com Deficiência o tema é valorizado, pela possibilidade de exercício de um planejamento pessoal que envolva o novo modelo jurídico da Tomada de Decisão Apoiada, em arrimo as Diretivas Antecipadas de Vontade.

Considerando uma futura e possível declaração judicial de incapacidade o indivíduo que domina a integridade das faculdades mentais deliberará sobre que tipo de cuidados de saúde desejará receber na eventualidade de sua curatela, ou mesmo sobre a forma ideal de enfrentar a morte, caso se encontre inconsciente.

É no tocante ao dever de promoção da integridade psicofísica que funcionalizamos o modelo da curatela, em prol da máxima concessão de espaços de autonomia, nos episódios em que à natural vulnerabilidade se associe uma enfermidade que inexoravelmente remeta a pessoa à incapacidade.

Defere-se ao sujeito a liberdade de escrever a sua biografia, conforme o seu conceito de “qualidade de vida”, ou seja, consoante o quê sente e percebe. Difundida essa prática de autodeterminação preventiva, poderemos evitar situações aviltantes a dignidade de pessoas, tais como as que padecem de doenças degenerativas e cuja curatela irresponsável solapa o que lhes resta de humanidade.

Nelson Rosenvald

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraLumen Juris
IdiomaPortuguês
ISBN858440855X 9788584408559
FormatoCapa comum
Páginas220
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Autocuratela. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →