Para Julio Cabrera, grandes diretores de cinema como Ingmar Bergman, Alain Resnais, Stanley Kubrick ou mesmo Steven Spielberg não são apenas cineastas, são filósofos. No livro O cinema pensa, o autor defende sua teoria de que os filmes, mais do que experiências estéticas ou produtos de lazer para as massas, são conceitos-imagem, ferramentas poderosas para a exposição e a discussão de questões caras à humanidade.
Seguindo esse raciocínio, Cabrera discute Roman Polanski com base em Santo Tomás de Aquino, compara Michelangelo Antonioni a Descartes, analisa Wim Wenders sob a ótica de Hegel e estabelece um paralelo entre Nietzsche e Oliver Stone, por exemplo.
Cabrera discute o valor da vida com base em Schopenhauer, Luis Buñuel e Frank Capra. Para falar da relação entre política e pensamento, ele invoca Karl Marx, Costa-Gavras e o Oliver Stone de JFK – A pergunta que não quer calar.
As fragilidades da cadeia casual são expostas através da análise de filmes como Pulp fiction – Tempo de violência, de Quentin Tarantino, e Não matarás, de Krystof Kieslowski, em contraposição às teorias de Locke e Hume.
Kant dialoga com o Peter Weir de Sociedade dos poetas mortos e o Fred Zinnemann de O homem que não vendeu sua alma, quando o assunto é liberdade. Hegel joga luz sobre os conceitos-imagem de Paris, Texas, de Wim Wenders, Império do Sol, de Steven Spielberg, O turista acidental, de Lawrence Kasdan, e Hiroshima meu amor, de Alain Resnais.
Cabrera também disseca os filmes de Clint Eastwood, Lindsay Anderson, Ridley Scott, Ingmar Bergman, Frank Darabont, Roman Polanski e tantos outros, além de discutir o pensamento de Nietzsche, Heidegger, Wittgenstein, Bacon, Aristóteles, Platão e Sartre.
Se a filosofia se deixa atingir por tudo o que o homem faz e se ela se redefiniu com o surgimento do mito, da religião, da ciência, da política e da tecnologia, por que não seria assim com a arte e, mais especificamente, a arte cinematográfica?
Com O cinema pensa, Cabrera insere a filosofia na cultura contemporânea para discutir temas universais sob uma ótica atual.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Rocco |
Idioma | Português |
ISBN | 8532520235 9788532520234 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 400 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Cinema Pensa. Uma Introdução À Filosofia Através dos Filmes. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.