Livro Cultura e Barbárie Européias

Produto de três conferências realizadas em maio de 2005. a marca humanista desta Antropologia da barbárie humana é mais do que evidente. Assim como para a Europa é fundamental reconhecer todas as barbáries cometidas no transcorrer da história.

o mesmo pode ser dito para o restante do mundo. Pensar a barbárie implica começar a resistir a ela com tenacidade e esperança. É assim que a democracia se consolida.

que a sociedade-mundo pode estabelecer os caminhos de sua própria regeneração. Barbárie humana e barbárie européia expõe o conjunto de pulsões de morte que cerca o descomedimento humano. ele mesmo produto e produtor dos processos civilizatórios.

Instalada. a barbárie purificou e excluiu étnica e culturalmente povos sem Estado. As ditas sociedades históricas nascem a partir daí. Claro que a independência da Argélia proferiu um rude golpe no colonialismo europeu e que.

de agora em diante. a regressão da barbárie e a construção de uma política de civilização tornam-se mais visíveis. Esse é o foco do segundo ato. intitulado Os antídotos culturais europeus.

Aqui nos deparamos com as quatro âncoras da ciência: empirismo. racionalidade. verificação e imaginação. Responsáveis pelo progresso do saber. estimularam a disseminação do humanismo por toda parte. Essa tendência tornou-se clara com a esperança socialista.

Com a queda do Muro de Berlim em 1989. um humanismo planetário encontra-se agora em marcha. Esse é o sentido do antídoto diante das ambivalências. contradições e complexidades da globalização.

Pensar a barbárie no século XX encerra o livro. Não se espere de Edgar Morin uma conclusão desse problema de proporções gigantescas. Ao contrário disso. mergulhamos nas vicissitudes da história: emergência dos totalitarismos.

contradições do socialismo. descrença das políticas de partido único. repressões. extermínios. exclusões.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraBertrand
IdiomaPortuguês
ISBN8528613771 9788528613773
FormatoCapa comum
Páginas108
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Cultura e Barbárie Européias. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →