O livro Educação como prática da diferença, organizado por Anete Abramowicz, Lucia Maria de Assunção Barbosa e Valter Roberto Silvério, é um manual com atividades didáticas e dicas de livros, sites, filmes e documentários para o professor ensinar e ajudar o aluno a desenvolver o espírito crítico, principalmente em relação ao preconceito racial, permitindo que eles observem as diferenças (muitas vezes impressas neles mesmos, uma vez que todo brasileiro é uma mistura de raça) como riqueza cultural, não como assunto tabu e discriminatório.
A obra aborda a educação a partir das diferenças, com ênfase nas relações raciais, diferentemente do que é sempre apontado na história da educação, cujo ideal de sociedade é aquela pasteurizada, que soterra a diversidade em prol de uma unidade que não existe (e não precisa existir, pois não há defeito na diferença: ela constrói, e não o contrário).
O livro é endereçado a todos os professores do ensino fundamental, médio e ensino superior, pois subsidia a prática educativa e pedagógica sobre a temática racial e das diferenças. Auxilia os profissionais da educação para o atendimento à Lei n.
10.639/03 e ao Parecer CNE/CP n. 003/04, que altera a LDB 9.394/96 e institui a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, e Educação das Relações Étnico-raciais. Tomar a temática racial como foco na discussão das diferenças é um convite para que cada um afirme as suas responsabilidades éticas diante da escola a todo o momento.
Não podemos mais permitir que as crianças e os jovens negros continuem com um desempenho escolar inferior aos outros alunos da escola. Não podemos mais permitir que a estética negra não seja tomada, também, como padrão de beleza.
A obra Educação como prática da diferença propõe essa mudança de paradigma como mote da ação pedagógica.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Autores Associados |
Idioma | Português |
ISBN | 8574961558 9788574961552 |
Formato | Capa dura |
Páginas | 184 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Educação Como Prática da Diferença. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.