Livro Epistemologias Críticas do Direito

O conceito de ciência tornou-se, na modernidade, o denominador comum de todas as áreas do saber que buscaram alguma forma de legitimação a partir da ideia de verdade. Aos poucos a expressão gnosiologia foi sendo substituída por epistemologia, pois não bastava a afirmação do conhecimento, era necessário que o conhecimento fosse científico.

Entretanto, por diversas vezes o pensamento científico foi confundido com pensamento dogmático e, dessa forma, o espírito crítico que marcou o surgimento da ciência moderna foi, aos poucos, perdendo sua intensidade.

Com o direito não foi diferente. A assim chamada Ciência Jurídica foi assumindo um caráter mais descritivo e menos reflexivo. É bem verdade que alguns alegam que a teoria do direito deveria mesmo manter-se descritiva e neutra, bem como qualquer reflexão e problematização deveriam ficar por conta da filosofia ou da sociologia do direito.

Todavia, independentemente desse debate sobre o papel da teoria, da filosofia e da sociologia do direito, o que mais foi repercutido no mundo jurídico foi a doutrina, isso é, a defesa de pontos de vista específicos acerca da interpretação e da aplicação das normas.

E, por vezes, esta doutrina é também chamada de dogmática jurídica, uma expressão curiosa que pelo próprio nome revela, de alguma forma, certo distanciamento com o espírito crítico ou zetético.

Com efeito, muitas maneiras de conhecimento sobre o direito foram negligenciadas. Tanto certas formas de concepção acerca do ordenamento jurídico como, especialmente, algumas formas de conhecimento sobre a produção do direito não são comumente consideradas pela doutrina dominante.

Portanto, estamos diante de um desafio de ampliar os horizontes epistêmicos da Ciência do Direito ao mesmo tempo em que buscamos uma reconciliação com o espírito crítico que caracterizou o surgimento da ciência moderna.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraLumen Juris
IdiomaPortuguês
ISBN8584407758 9788584407750
FormatoCapa comum
Páginas424
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Epistemologias Críticas do Direito. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →