Livro Estudos Feministas e Religião. Tendências e Debates - Volume 2

A religião, a religiosidade e os fenômenos religiosos têm sido objeto de interesse acadêmico crescente no Brasil nas últimas décadas, especialmente a partir da década de 1970. Até então, a academia demonstrava pouco interesse na religião como objeto de estudo, explicável, pelo menos parcialmente, pelo legado positivista da universidade brasileira.

Em 1973, Cândido Procópio Ferreira Camargo publicou o livro Católicos, Protestantes, Espíritas, em que analisa a relação entre mudança social e religião. Esse livro se tornou um marco dos estudos sociológicos sobre religião no Brasil, e inaugurou uma nova forma de abordar o fenômeno religioso no país, não mais se restringindo a abordagens religiosas sobre a religião financiadas por instituições religiosas.

Camargo, assim como Roger Bastide e outros, enfrentaram a resistência da academia à religião, e lançaram novos desafios às Ciências Sociais. Décadas mais tarde, é ainda perceptível o desconforto que os estudos sobre religião geram no meio acadêmico, mesmo considerando os significativos avanços nesses pouco mais de quarenta anos da publicação do livro de Camargo.

Se os estudos de religião provocam desconforto na academia, quando associados aos estudos feministas o desconforto é ainda maior. Os estudos feministas e a abordagem de gênero ainda aparecem de forma pouco significativa nos estudos sobre religião, e o inverso também é verdadeiro, isto é, há pouca atenção para a importância da religião nos estudos feministas.

Essa constatação é o que motiva a produção dos dois volumes de Estudos Feministas e Religião: tendências e debates. Em seu primeiro volume, o livro traz uma diversidade de textos que articulam gênero e religião a partir de quatro blocos temáticos: Gênero, Religião e Cultura; Gênero, Religião e Política; Gênero, Religião e Violência; e Gênero, Religião e Sexualidades.

Lançado em 2014, esse livro marcou os 25 anos da atuação do Grupo de Estudos de Gênero e Religião Mandrágora/Netmal, e dos 20 anos da Revista Mandrágora. O segundo volume de Estudos Feministas: tendências e debates aqui apresentado dá continuidade às reflexões do volume anterior, e possui uma rica diversidade temática, contando com contribuições de estudos das feministas de Portugal, da França, dos Estados Unidos e do Brasil.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraPrismas
IdiomaPortuguês
ISBN8555071488 9788555071485
FormatoCapa comum
Páginas237
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Estudos Feministas e Religião. Tendências e Debates - Volume 2. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →