A explanação, por filósofos e escolas, que fizera Diógenes Laércio, foi a que primeiro condicionou a forma histórica adotada pelo material da história universal da filosofia; no século XVII, a de Stanley , a de Jacques Thomasius e a de Pierre Bayle, no século XVIII a de Brucker.
Tennemann, associa o estudo pessoal das fontes com a crítica que se inspira na filosofia de Kant. O tratamento verdadeiramente científico da matéria desponta quando ao método literário criado pela filosofia alemã se combina a ordenação das diversas manifestações "literárias", dentro do artifício de um desenvolvimento ascensional, tarefa que a filosofia alemã havia adotado pouco a pouco, a partir de Herder.
A compreensão filosófica com base na ideia de desenvolvimento foi obtida pela primeira vez por G. W. F. Hegel. Contudo, Hegel desdenhou a base rigorosa dos métodos filológicos e estabeleceu entre os sistemas uma conexão evolutiva deficiente, porque se socorreu de relações lógicas inteiramente abstratas.
A geração que se seguiu a Schleiermacher e a Hegel empregou os métodos filológicos para chegar ao conhecimento efetivo do nexo evolutivo. A concepção histórico-universal que estas lições desenvolvem pode ser caracterizada de modo resumido pelas seguintes indicações: O seu ângulo visual é o de uma filosofia empírica que almeja captar, sem prejuízo, os fatos da experiência interna e histórica, defendendo os frutos do seu estudo perante o mundo exterior.
Por isso, estas lições partem da total conexão estrutural que está contida em cada homem e que deixa a sua realidade nas épocas históricas; é sobre esta base que buscam compreender os sistemas.
História Universal da Filosofia; Os Povos do Oriente; Os Povos Clássicos do Mediterrâneo; Os Povos Modernos; Século XVII; Século XVIII; Século XIX.
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Autor(es) | |
Editora | Hemus |
Idioma | Português |
ISBN | 8528905438 9788528905434 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 216 |
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