Livro História do Direito Pelos Movimentos Sociais. Cidadania, Experiências e Antropologia Jurídica nas Estradas de Ferro

Do ponto de vista da história do direito, estudar o direito de greve exige que se transcenda o direito legislado e o próprio direito judiciário e entre em domínios a que a historiografia jurídica tradicional recusava a própria classificação como direito.

Gustavo Siqueira destaca sobretudo dois: o da prática quotidiana do poder oficial, expressa em atitudes administrativas e de polícia, e o da consciência jurídica das pessoas comuns, expressa em textos ou em atos e embebida na vida quotidiana.

Es te alargamento do campo da história do direito a um mundo infra-jurídico e de infra-justiça tem consequência cognitivas, pois modifica o objeto de estudo e, também, as metodologias próprias para o abordar.

Mas tem também um forte impacto sobre as atitudes perante o direito. Revelando a pluridimensionalidade da experiência jurídica, promove uma crítica da sacralização do direito oficial. No primeiro caso, a questão interessa sobretudo aos historiadores.

Mas no segundo, ela interpela também os juristas. O esforço teórico de Gustavo Siqueira é proporcional à dificuldades do segundo aspeto desta dupla empresa. Se para os historiadores já é habitual tentar uma história global dos factos estudados, já para o jurista não é tão corrente este alarga mento do conceito de direito.

Não é que não haja bons apoios para uma perspectiva compreensiva do que seja direito, como nesta obra fica demonstrado, com recurso a uma panóplia vasta de autores e de correntes.

Mas a assunção de que o direito pode ser

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraLumen Juris
IdiomaPortuguês
ISBN8567595207 9788567595207
FormatoCapa comum
Páginas204
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro História do Direito Pelos Movimentos Sociais. Cidadania, Experiências e Antropologia Jurídica nas Estradas de Ferro. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →