Livro Meu Querido Vlado

Alguns vão parar no olho do furacão por vontade própria. Outros chegam lá por força das circunstâncias. Foi que aconteceu com Vladimir Herzog e comigo. Desde seu primeiro dia de trabalho na TV Cultura - onde assumira a direção de jornalismo me entregando a chefia de reportagem - Vlado tornou-se o alvo preferencial de uma campanha que procurava apresentar a emissora como estando sob o perigoso controle dos comunistas a serviço da subversão internacional.

Vlado e eu éramos realmente militantes do então clandestino Partido Comunista Brasileiro mas o projeto dele para o jornalismo da Cultura era claro cristalino e fora previamente aprovado pelo governo do Estado.

O anticomunista babão de alguns jornalistas deputados e delegados estava a serviço da operação secreta que buscava liquidar o chamado Partidão e enquadrar os tímidos intuitos de abertura política do general Geisel insuportáveis para os militares da chamada linha dura.

Nos restava pouco a fazer diante daquela singular conjugação de fatores. E acabamos indo parar naquilo que os próprios agentes do Doi-Codi o todo-poderoso organismo de repressão política definiam orgulhosamente como 'a sucursal do inferno'.

Junto com dezenas de companheiros fui preso dia 17 de outubro de 1975. Uma semana mais tarde uma equipe do Doi-Codi foi à Cultura prender o diretor de jornalismo. Sob a promessa de se apresentar na manhã seguinte Vlado dormiu em casa.

Na manhã seguinte cumpriu o combinado. Horas mais tarde estava morto. Para encobrir o assassinato forjaram seu suicídio por enforcamento - mais uma na longa série de mentiras com que os militares tentavam ocultar o que ocorria no porão do regime.

Mas pela primeira vez depois de muito tempo a sociedade reagiu à uma morte sob tortura.' - Paulo Markun

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraObjetiva
IdiomaPortuguês
ISBN8573027290 9788573027297
FormatoCapa comum
Páginas192
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Meu Querido Vlado. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →