Livro Não Adianta Morrer

Ecoando o poema “Nosso tempo”, de Carlos Drummond de Andrade, Francisco Maciel diz: “Como sou um dos homens partidos, minha missão possível é juntar os cacos”. E é isso que ele faz em Não adianta morrer, seu segundo romance pela Estação Liberdade (e cujo título também cita Drummond, quando o poeta pontifica: “Chegou um tempo em que não adianta morrer”).

O universo de Não adianta morrer está ancorado nas ruas do bairro do Estácio, no centro do Rio de Janeiro. Maia de Lacerda, Professor Quintino do Vale, Sampaio Ferraz, Haddock Lobo, Professor Higino, enveredando pelos botecos, pelas bocadas, pelos atalhos dos morros e pela multiplicidade de vozes de seus personagens, o Rio realista e mágico de Maciel ganha vida.

Os cacos se juntam e formam um “tabuleiro de damas (e cavalheiros)”, como define o autor, onde a recompensa do jogo é mais um dia para viver e sonhar “na cidade das balas perdidas, no país das oportunidades perdidas, no planeta das guerras pela paz”.

Os personagens que Maciel nos apresenta — Pedrão, Vovô do Crime, Guile Xangô, Lana, Olívia, Mirtes, Dafé, Marcelo Cachaça, as Comadres, os Quatro Mandelas, e mais vários outros — se cruzam neste cenário e criam uma narrativa polifônica no fio da navalha entre verdade e ficção.

E no cotidiano hostil do ambiente retratado pelo autor, os destinos costumam ser previsíveis. Mas não é a violência o motor da obra, que também não se trata de um romance social.

No tabuleiro de dramas do livro, são as amizades, desavenças, flertes, crimes, pecados e delírios dos personagens os responsáveis por revelar pouco a pouco a magia do romance, construído com total controle narrativo por seu autor.

As várias vozes enriquecem a trama e Maciel transita de ação cinematográfica a descrições impressionistas, salpicando sua história com referências intertextuais (de Edgar Allan Poe a Santo Agostinho, passando pelo cancioneiro brasileiro) e a ironia fina que lhe é característica.

Não adianta morrer é uma narrativa fervilhante, um rodopio por um mundo real imaginado, na companhia de figuras inconfundíveis e sob a batuta de um grande escritor.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraEstação Liberdade
IdiomaPortuguês
ISBN8574482455 9788574482453
FormatoCapa comum
Páginas288
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Não Adianta Morrer. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →