Sábato Magaldi é, sem dúvida, um dos principais críticos do moderno teatro brasileiro. Seu trabalho, iniciado no começo dos anos 50, vem acompanhando, por todas estas décadas, as formas que a produção dramatúrgica e cênica tem assumido em nosso país.
Mais ainda, além de observador teatral a militar na imprensa, é ele, também, um dos principais historiadores de nosso teatro e um ensaísta que já abordou, por um sem-número de aspectos, o fenômeno dramático.
E, em toda essa larga messe de trabalhos, destaca-se, como um fio ideológico, que atravessa os seus escritos, a preocupação com o palco brasileiro tal como ele se apresenta em seu mais significativos criadores.
Não poderia, pois, faltar aí a obra de Nelson Rodrigues que, discutida, enaltecida ou contestada, se tornou uma espécie de sinônimo do próprio processo de modernização de nosso teatro, uma vez que a peça-marco deste fato é a encenação de Vestido de Noiva, por Ziembinski, com Os Comediantes.
Entretanto, Sábato Magaldi não é apenas um crítico que, entre muitas outras coisas, se dedicou igualmente ao teatro de Nelson Rodrigues, porém, pelo menos até agora, o crítico que mais se debruçou sobre essa obra.
A sua relação com ela não se resume no destrinçamento dos elementos e das conexões desse universo dramático e no aquilatamento de suas intenções e qualidades através de uma série de apreciações críticas.
Nestas, que assumem a forma de diferentes artigos e ensaios sobre cada uma das peças de Nelson Rodrigues e que se corporificam sobretudo no presente livro, onde todos esses dados são repesquisados e reavaliados em função de uma análise de conjunto, o crítico embute o conhecimento íntimo de numerosos aspectos e fatores que o longo convívio e a amizade com o dramaturgo lhe trouxeram.
Assim, pode-se dizer, sem qualquer exagero, que Nelson Rodrigues: Dramaturgia e Encenações é o estudo não apenas o mais empático, porém o mais objetivamente documentado e abrangente sobre a criação rodriguiana, cuja significação tem sido crescentemente reconhecida pela única medida indiscutível, em termos teatrais, que é o teatro no palco e cuja avaliação crítica encontrou, em Sábato Magaldi, aquela interpretação que lhe faz justiça, como um dos grandes criadores brasileiros do teatro moderno.
Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.
Autor(es) | |
Editora | Perspectiva |
Idioma | Português |
ISBN | 8527303523 9788527303521 |
Formato | Capa comum |
Páginas | 224 |
Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.
Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.
Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Nelson Rodrigues. Dramaturgia e Encenações. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.
A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.