Livro O Subalterno Pode Falar. Uso de Fontes Primárias no Resgate da História das Práticas Escolares

O subalterno pode falar: uso de fontes primárias no resgate da história das práticas escolares, de Mariza da Gama Leite de Oliveira, propõe-se a reconstituir a história de uma instituição de ensino primário e de assistência a segmentos pobres da sociedade denominados “desvalidos da sorte”, no ambiente reformador da década de 1930, na capital federal.

A renovação da História Política e a abordagem dos Estudos Subalternos viabilizaram reflexões sobre as práticas e os projetos pedagógicos desenvolvidos na instituição, além da agência e resistência dos seus protagonistas.

A pesquisa documental empregada utilizou como principais fontes: jornais, relatórios, documentos do centro de memória da escola e fascículos da revista A Escola Primária, em que emergem os principais debates e embates acerca da Instrução Pública Primária nas primeiras décadas do século XX, sob a direção dos inspetores escolares.

Assim, fatores previamente não observados foram revelados com o auxílio da observação microscópica, sendo possível restaurar personagens e processos por meio de indícios, conjecturas e efeitos. A obra leva-nos a romper o silêncio da história dos considerados “subalternos”, pois mostra que a educação é uma prática social e histórica permeada de valores, crenças e ideias; e, para dar “voz” a esses sujeitos, a reconstrução de sua história deve dispor de fontes não convencionais ou negligenciadas, como documentos considerados “lixo histórico”, a memória popular e o discurso oral, consistindo no desenvolvimento de uma história alternativa ao discurso oficial.

Aos pesquisadores de História da Educação que se sentem atraídos pelos documentos antigos, que esta obra seja uma modesta contribuição que aponte caminhos no tratamento das fontes primárias, da análise documental e do uso da história oral, visando ao resgate da história das práticas escolares ou de práticas sociais que tragam à tona a voz dos “esquecidos da história”.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraAppris
IdiomaPortuguês
ISBN8547317589 9788547317584
FormatoCapa comum
Páginas245
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro O Subalterno Pode Falar. Uso de Fontes Primárias no Resgate da História das Práticas Escolares. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →