Livro Testamento, O

Sob certos aspectos, O testamento se insere em uma longa série de reflexões de poetas sobre o seu fazer, que remontam ao romano Horácio, e que versam sobre o conflito fundamental de quem serve a dois amos: de um lado, o mundo, a mundanidade, o amor, a vida prática; de outro, as exigências quase monásticas que a obra por vezes exige para ser realizada.

Mas, ao mesmo tempo, O testamento também se insere em uma outra série, particularmente moderna, inaugurada em 1852 por Edgar Allan Poe com a Filosofia da composição, em que descreve o processo criativo do poema O corvo.

Se O testamento não trata diretamente da poética das Elegias de Duíno, aborda, complementarmente, o contexto histórico-cultural do poeta e suas condições existenciais. O que, não por acaso, combina com a situação histórica de Rilke, que na literatura alemã representa a conflituosa passagem da tradição para a modernidade no contexto dramático da Primeira Guerra e dos movimentos revolucionários - tanto políticos quanto artísticos e filosóficos - do início do século XX.

Daí não se tratar, como em Poe, de um texto puramente moderno, que descreve de modo objetivo o trabalho criativo, nem, por outro lado, de uma reivindicação antimoderna do poeta "inspirado".

Tudo em Rilke é mais complexo (não por acaso, este testamento é escrito na terceira pessoa). Nas palavras do prefácio, "O testamento desmente, de maneira drástica, todos os clichês que a imaginação do kitsch popular mantém sobre a produção poética, sejam eles do tipo ‘o beijo da musa’ ou ‘a torre de marfim".

Porém, não se trata tampouco "de abdicar dos sentimentos e de ocupar-se com a ‘tarefa’ de escrever. Ao contrário, para permanecer no nível das primeiras elegias, Rilke deveria estar absolutamente aberto e atento para o mundo, entregue aos seus sentidos e, ao mesmo tempo, encontrar-se completamente concentrado".

É desse conflito fundamental entre a vida (incluindo o amor e a guerra) e a obra, vivido com particular intensidade por Rilke, que ele nos deixa, aqui, seu testemunho.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraGLOBO
IdiomaPortuguês
ISBN8525046825 9788525046826
FormatoCapa comum
Páginas151
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Testamento, O. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →