Livro A Comédia Humana - Volume 6

Vinte anos depois da última edição, A Comédia Humana Com Orientação, introdução e notas de Paulo Rónai, volta às livrarias trazendo ao público brasileiro um dos mais importantes monumentos literários em 89 romances distribuídos em 17 volumes.Honoré de Balzac (1799-1850) dedicou vinte e um anos de sua vida para fazer um verdadeiro inventário da França no século XIX: costumes, negócios, casamentos, ciências, modismos, política, profissões, tudo entrava nesse imenso painel, costurado com maestria narrativa e exibido aos poucos em folhetins.Obras que compõem A Comédia Humana – Volume 6 – Estudos De Costumes – Cenas Da Vida ProvincianaUm Conchego De Solteirão(Os Celibatários, Terceira História)Existem neste romance diversas histórias enxertadas umas nas outras: a história de um ancião enganado; a de um soldado de meio-soldo; a de uma velha tia e seu sobrinho; a da conquista de uma rapariga esperta por um homem rude; a de uma rivalidade por dinheiro; a de uma cidadezinha de província; e a história dos dois irmãos José e Felipe Bridau, de caracteres e destinos diametralmente opostos.

O Ilustre Gaudissart (Os Parisienses Na Província)O ilustre Gaudissart não é um romance, mas um retrato. O retratado (que já apareceu em Honorina, no volume 3 de A comédia humana) é um caixeiro-viajante, e o mérito de Balzac consiste em tê-lo apanhado no instante de seu aparecimento, e em ter-lhe percebido imediatamente os traços essenciais.

Para o crítico alemão Ernst Robert Curtius, Gaudissart é a manifestação de um otimismo inspirado pelo movimento saint-simoniano e por sua fé no progresso, matizados pela ironia balzaquiana. Gaudissart é ridículo e temível, representando duas faces da nascente civilização capitalista.A Musa Do Departamento (Os Parisienses Na Província)O crescimento de uma paixão e seu lento decompor-se, a influência corrosiva do ambiente provinciano, a personalidade complexa de La Baudraye, o retrato do cabotino em Lousteau, a renovação do tipo tradicional do amante infeliz na personagem do sr.

de Clagny são algumas das tantas perfeições de A Musa Do Departamento. A Solteirona (As Rivalidades)A solteirona trata dos efeitos psíquicos da castidade numa solteirona, a srta. Cormon; da paixão de um moço genial, Atanásio Granson, por mulher muito mais velha, mais feia que bonita e de uma ingenuidade que raia o ridículo; e da rivalidade cruel, resultante numa surda guerra de intrigas e mexericos, entre dois homens de meia-idade, que no casamento procuram tudo, menos os estremecimentos da carne.

Tudo isso enquadrado numa pintura perfeita do ambiente provinciano, onde a vida pessoal de cada um, de tão observada e dissecada, deixa de ser particular e entra a fazer parte dos acontecimentos coletivos.

O Gabinete Das Antiguidades (As Rivalidades)O Gabinete Das Antiguidades está estreitamente ligado a A solteirona. Em 1844 os dois romances saíram no mesmo volume, subordinados a um título como As rivalidades.

Há personagens, como os d’Esgrignon, que conservam o mesmo nome nas duas narrativas. Depois da pintura do salão burguês, aqui está a do salão aristocrático. Os dois romances em conjunto trazem uma imagem do que era a Restauração, essa tentativa malograda de tornar nulos os resultados da Revolução Francesa.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraBiblioteca Azul
IdiomaPortuguês
ISBN8525054151 9788525054159
FormatoCapa dura
Páginas976
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro A Comédia Humana - Volume 6. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →