Livro A Crise Atual do Capitalismo

O autor começa por explicar como é que a partir da contrarrevolução monetarista se instalou por todo o mundo o império do capital financeiro que impôs a livre circulação de capitais e a liberdade de criação de produtos financeiros abrindo o caminho para a instalação do capitalismo de casino e entregando as famílias as empresas e os estados nas mãos dos mercados isto é nas mãos dos especuladores 'a AIDS da economia mundial'.

Analisa em seguida como a supremacia do capital financeiro sobre o capital produtivo se traduziu na financeirista da economia na deslocalização de empresas a partir dos países mais industrializados do mundo capitalista e na desindustrialização destes mesmos países ao mesmo tempo que o capital financeiro descobriu um modo autônomo de obter lucros a curto prazo com base nas atividades especulativas à custa da produção e do emprego.

Outra preocupação do autor é mostrar a contribuição da política de globalização neoliberal para o desencadear da crise financeira que começou nos EUA e rapidamente se alastrou para outras partes do mundo transformando-se rapidamente em crise econômica em crise fiscal e em crise social nomeadamente na Europa.

Mas a linha fundamental de explicação da crise liga-a às contradições do próprio sistema que reagindo contra a tendência para a baixa das taxas de lucro agravou as condições de vida dos trabalhadores e potenciou a ocorrência de crises de realização da mais-valia (característica essencial das crises de sobreprodução do capitalismo).

É dada atenção especial às dificuldades da União Europeia em lidar com situações de crise dado o enfeudamento das estruturas orgânicas e políticas às concepções neoliberais mais fundamentalistas. É feita uma análise mais fina da situação dos países europeus afetados pela chamada crise das dívidas soberanas.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraRevista Dos Tribunais
IdiomaPortuguês
ISBN8520343929 9788520343920
FormatoCapa comum
Páginas192
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro A Crise Atual do Capitalismo. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões