A descida da pomba: Uma breve história do Espírito Santo na igreja

Charles Williams

A descida da pomba: Uma breve história do Espírito Santo na igreja

"Minha intenção inicial era dar a este livro o título de Uma História da Cristandade: mudei para que leitor nenhum fosse induzido a erro. O frontispício é uma reprodução de um quadro de Ludovico Brea.

A presidência do Espírito Santo sobre a “carne gloriosa e santa” (“la carne gloriosa e santa”) está ali exposta no alto; embaixo aparece a inumação da Carne consumada. Ao fundo do primeiro ponto encontra-se o estado conhecido como Visão Beatífica; abaixo do segundo, o princípio chamado de Tormento do Inferno.

Entre os dois pontos extremos aparece a grande massa de almas criadas; as que estão na terra e, além da linha dos seres angélicos, as que estão “no céu”. Há rostos reconhecíveis, mas são fugazes; são passageiros seguindo por uma ou por outra das Vias.

Mas o quadro, em cima e em baixo, representa a coinerência de toda a Cidade remida. As tímidas alusões a datas e as ainda mais tímidas citações da teologia relacionam-se em geral aos mesmos pontos.

Fica a critério de qualquer leitor queixar-se da omissão de muitíssimos nomes, de pessoas e acontecimentos que tiveram imensa importância para a Cristandade. Mas, embora tenham sido importantes, a omissão deles aqui não tem importância.

Era inevitável que este livro específico falasse de Dante e não de Descartes, uma vez que seus temas especiais estão muito mais presentes em Dante que em Descartes. Contudo, espero que a curva da história tenha sido seguida corretamente, como também espero que todas as datas e detalhes sejam precisos.

Se cometi algum erro em alguma parte, não foi por falta de consultas aos especialistas, mas sim pela mera estupidez da natureza humana. Houve um esforço para garantir a proporção; não se permitiu que o capítulo final sobre os tempos modernos “roubasse o livro”.

Uma máxima que poderia ter aparecido na página de título, mas que, de forma mais discreta, está colocada aqui, é uma frase que eu outrora supunha ter sido extraída de Agostinho; dizem-me, porém, os peritos que não foi e, sendo assim, ignoro sua fonte.

A frase diz: “Isto também és Tu; e isto também não és Tu”. Como lema para a vida, ela é de valor inestimável, e ela ― ou seu inverso ― resume a história da Igreja cristã.

Peço permissão para acrescentar que os temas deste livro também são discutidos, de outros pontos de vista, em outros livros meus, como em Descent into Hell [Descida ao inferno], He came down from Heaven [Ele desceu do céu] e Taliessen through Logres [Taliessin através de Logres].

O primeiro é ficção; o segundo não é; o terceiro é poesia, seja isso ficção ou não."


Acesse aqui

Detalhes do livro

Detalhes do livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

IdiomaPortuguês
EditoraMundo Cristão
LançamentoFri Aug 09 2019 20:00:00 GMT-0400 (EDT)
ISBN-108543304229
ISBN-139788543304229
FormatoCapa comum
Páginas288
Clique para ver o preço na
Arquivo PDF

Resumo do Livro em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Se inscreva no nosso canal no Youtube.

Assista as vídeo resenhas do nosso canal

Selecionamos alguns livros que você gostaria de ler e comentamos sobre eles no YouTube. Confira!

Manual da Fossa <br />(Mica Rocha)

Manual da Fossa
(Mica Rocha)

Veja o vídeo
Casei-me com um morto (Cornell Woolrich)

Casei-me com um morto (Cornell Woolrich)

Veja o vídeo
A Parte que Falta <br />(Shel Silverstein)

A Parte que Falta
(Shel Silverstein)

Veja o vídeo
Apegados (Amir Levine e Rachel Heller)

Apegados (Amir Levine e Rachel Heller)

Veja o vídeo
O Gerente (Carlos Drummond de Andrade)

O Gerente (Carlos Drummond de Andrade)

Veja o vídeo
Sempre faço tudo errado quando estou feliz (Rachel Segal)

Sempre faço tudo errado quando estou feliz (Rachel Segal)

Veja o vídeo
O que o sol faz com as flores (Rupi Kaur)

O que o sol faz com as flores (Rupi Kaur)

Veja o vídeo