Livro A Figura Do Filósofo. Ceticismo E Subjetividade Em Montaigne

Compreender a singularidade filosófica dos Ensaios sem perder-se entre os "saltos e piruetas" do sinuoso caminho do texto de Montaigne é o objetivo perseguido obstinadamente pelo autor desta obra. Objetivo audacioso porém plenamente recompensado ao revelar a novidade do filósofo de nova figura que reconhece no ceticismo a sua própria identidade intelectual.

O ceticismo de Montaigne é paradoxal seja pela forma inovadora com que ele se vale filosoficamente do paradoxo seja pela maneira como através de seu próprio engajamento a uma filosofia dada ele se torna consciente da inexorável particularidade de sua reflexão.

A consciência da particularidade é tão significativa para esse ceticismo que ele reencontra o lema socrático - "conhece-te a ti mesmo" - e se converte num empreendimento de auto-retrato. Portanto não é surpreendente que Montaigne tenha legado à posteridade entre outras coisas um gênero reflexivo e uma quantidade de problemas filosóficos fundamentais que contribuíram decisivamente para que o tema da subjetividade ganhasse a dimensão que conquistou entre os modernos.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraLoyola
IdiomaPortuguês
ISBN8515032651 9788515032655
FormatoCapa comum
Páginas512
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro A Figura Do Filósofo. Ceticismo E Subjetividade Em Montaigne. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões