Livro As Bandeiras e o Anhanguera

O autor pesquisou o contexto histórico, político e econômico do Brasil, enquanto parte do Império português, para entender o movimento das Bandeiras, a exploração do ouro e a formação das nossas fronteiras.

Tudo isso no âmbito do mega projeto geopolítico, que envolvia as duas potências ibéricas e a então poderosa Igreja Católica, visando à dominação das terras do Novo Mundo, também disputadas por outras potências europeias.

O livro narra a saga dos dois Bartolomeus - Do pai, sob a forma de ficção, registrando o pioneirismo e a audácia diante dos riscos inerentes às circunstâncias difíceis daquelas expedições; e de Bartolomeu Bueno da Silva Filho, ressaltando a perspicácia e o sucesso no comando de duas grandes Bandeiras, que vasculharam o território de Goiás durante três anos, e localizaram muitas minas de ouro.

O Anhanguera II foi nomeado pelo rei dom João V para o invejado posto de ´Capitão-Mor Regente das Minas de Goyas´, cargo que exerceu por sete anos, com o apoio do ´Guarda-Mor d as Minas´, seu genro, João Leite da Silva Ortiz, fundador de Belo Horizonte.

Bartolomeu e João Leite fundaram as primeiras vilas em Goiás, inclusive Vila Boa, futura capital. Ambos acumularam riquezas, nos termos contratuais admitidos pela concessão real. O Anhanguera e seus amigos foram perseguidos e despojados de seus bens.

Morreu pobre, em 1740, na cidade que fundou. E João Leite, foi assassinado por ordem do governador paulista Caldeira Pimentel.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraThesaurus
IdiomaPortuguês
ISBN8540901943 9788540901940
FormatoCapa comum
Páginas312
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro As Bandeiras e o Anhanguera. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões