Com o Cérebro na Mão

Teixeira Coelho

Com o Cérebro na Mão

As inovações tecnológicas estão alterando em alta velocidade a ideia de cultura e o próprio sentido de vida humana. A produção de bens culturais nunca foi tão intensa, o consumo de cultura assume novas formas e profissões aparentemente estáveis, como as de analista financeiro e crítico de arte, são hoje substituídas por programas de computador – do qual o cérebro na mão é sua metáfora mais aguda.

O ser humano começa a ter uma vida mais longa num ambiente cada vez menos amigável enquanto a humanidade, anotou Walter Benjamin há um bom tempo, prepara-se para sobreviver à civilização.

Neste texto breve e intenso, Teixeira Coelho traça um quadro da cultura contemporânea e das forças que a tencionam. Se for possível explicar a um viajante do tempo, ou a um contemporâneo, o que é e o que faz um telefone celular, será possível entender o que é a cultura contemporânea e sua dinâmica.

Explicá-lo pode não ser tarefa simples; mas é viá­vel pelo menos desenhar dois grandes quadros da dinâmica cultural atual, um relativo a seu hardware – materializado no sistema de produção cultural – e o outro referente ao software que define o conteúdo desses bens culturais e os modos de sua formação e disseminação.

Hoje as pessoas literalmente andam com um cérebro sempre disponível na mão mesmo se pareça faltar uma conexão com o cérebro que fica sobre os ombros. Essa reconexão, caso se faça, di­ficilmente poderá evitar a reintrodução em cena de um velho ator social, o valor, e o descarte de antigos conceitos e programas hoje saturados em sua concepção e efeitos.

As reflexões deste livro assumem a for­ma de ideias experimentais partindo do pressuposto de que é sempre necessário fazer novas perguntas para obterem-se novos resultados, particularmente num campo como o da política cultural acostumado à repetição de velhos conceitos que geram respostas consagradas mas nem por isso adequadas.

Homero já descrevia, na Ilíada e na Odisseia, os autômatos de Hefaístos que, com o dom de pensar, falar e fazer, e parecendo pessoas vivas, andavam por si sós ao redor de seu construtor facilitando-lhe as tarefas.

Esse velho sonho da humanidade realizou-se mais do que seria possível esperar – e ao mesmo tempo vale lembrar que é sempre preciso ter cuidado com o que se deseja.

Com o cérebro na mão é um breve ensaio sobre este tempo radical cheio de promessas de vida ampliada e, no entanto, instável e incerta.


Acesse aqui

Detalhes do livro

Detalhes do livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

IdiomaPortuguês
EditoraIluminuras
LançamentoSat Oct 03 2015 20:00:00 GMT-0400 (EDT)
ISBN-108573214821
ISBN-139788573214826
FormatoCapa comum
Páginas80
Clique para ver o preço na
Arquivo PDF

Resumo do Livro em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Se inscreva no nosso canal no Youtube.

Assista as vídeo resenhas do nosso canal

Selecionamos alguns livros que você gostaria de ler e comentamos sobre eles no YouTube. Confira!

Manual da Fossa <br />(Mica Rocha)

Manual da Fossa
(Mica Rocha)

Veja o vídeo
Casei-me com um morto (Cornell Woolrich)

Casei-me com um morto (Cornell Woolrich)

Veja o vídeo
A Parte que Falta <br />(Shel Silverstein)

A Parte que Falta
(Shel Silverstein)

Veja o vídeo
Apegados (Amir Levine e Rachel Heller)

Apegados (Amir Levine e Rachel Heller)

Veja o vídeo
O Gerente (Carlos Drummond de Andrade)

O Gerente (Carlos Drummond de Andrade)

Veja o vídeo
Sempre faço tudo errado quando estou feliz (Rachel Segal)

Sempre faço tudo errado quando estou feliz (Rachel Segal)

Veja o vídeo
O que o sol faz com as flores (Rupi Kaur)

O que o sol faz com as flores (Rupi Kaur)

Veja o vídeo