Livro Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações E Teses: 2a Edição

Este livro destina-se a estudantes que desejam elaborar artigos científicos (acadêmicos), dissertações ou teses, oferecendo-lhes orientações de como desincumbir-se desta tarefa com sucesso. O livro apresenta elementos importantes para a redação dos três tipos de trabalhos acadêmicos citados (artigo científico, dissertação e tese), destacando características desejáveis que estes tipos de texto devem apresentar (como concisão, precisão, não ambiguidade, clareza, objetividade, imparcialidade, coerência, obediência à norma culta da língua), estruturas e padrões a que estão sujeitos.

O que esta segunda edição traz de novidade em relação à anterior (de 2017)? Foi incluído um capítulo novo - o de número 5 - com exemplo de estrutura de artigo científico e de tese que levam em conta, em linhas gerais, as orientações apresentadas na Seção 4.4 ("Estrutura do artigo científico, dissertação ou tese") do Capítulo 4 ("Aspectos Teóricos da Redação Científica").Ao utilizar o livro da 1a edição em minhas aulas, observei que precisava preencher esta lacuna: fornecer exemplo ilustrativo (real) de artigo científico e de tese bem estruturada.

A Seção 8.2 ("Alguns Exemplos de Melhorias em Texto") ganhou três exemplos adicionais.Além disso, foi incluída a Seção 8.3 ("Exercícios de Correção de Textos"), com 155 frases para serem analisadas e, quando necessário, corrigidas pelo leitor.

Comento cada uma das frases, apontando a correção devida, quando é o caso. No fim de cada capítulo, foi incluída a seção "Leitura e Reflexão": ela consta de textos extraídos de meus livros de crônicas (ao todo 20 textos foram incluídos nesta obra); são abordados assuntos ou casos relevantes, para reflexão.

O Capítulo 9, Metodologia, foi ampliado, com a inclusão da seção (9.1) que descreve as técnicas de levantamento de dados; também a seção (9.2) que descreve os tipos de pesquisa de acordo com o procedimento técnico (pesquisa empírica, pesquisa teórica, pesquisa teórica empírica, pesquisa histórica, estudo de caso, revisão sistemática da literatura); a seção (9.3) que descreve os níveis de profundidade da pesquisa (pesquisa exploratória, pesquisa descritiva, pesquisa explicativa).

O conteúdo do livro é descrito em seguida, capítulo a capítulo. O Capítulo 1 contém introdução ao assunto. No Capítulo 2, são definidos os limites da ciência e o conhecimento científico é caracterizado.

O Capítulo 3 traz uma definição de projeto de pesquisa. Normalmente, no âmbito de projetos de pesquisa é que esforços de investigação científica são realizados e que acabam por redundar na escrita de TCCs, de artigos científicos e mesmo de dissertações ou teses.

No Capítulo 4 são apresentados aspectos técnicos da redação científica, com ênfase para as características peculiares deste tipo de texto, como para sua estruturação em capítulos ou seções; este Capítulo é finalizado com a caracterização de plágio.

No Capítulo 5 são apresentadas as estruturas de um artigo científico e de uma tese, que podem ser tomadas como referência pelo leitor para o seu texto específico, em termos de abrangência, organização, concatenação de conteúdo, completude.

O capítulo inicia com a identificação de características de artigos, dissertações e teses com boa organização das partes componentes. O Capítulo 6 mostra como fazer citação a uma obra consultada para evitar incorrer em plágio.

O Capítulo 7 apresenta as formas de prover informações sobre os diferentes tipos de obras citadas no texto. Se o Capítulo 4 descreve uma visão macroscópica do texto científico, o Capítulo 8, por sua vez, procura contemplar aspectos microscópicos, com a apresentação de uma lista (parcial) de erros frequentes, verificados pelo autor na função de orientador de estudantes de graduação e pós-graduação.

O Capítulo 9 focaliza os aspectos metodológicos do texto ci

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraAbfurtado.Com.Br
IdiomaPortuguês
ISBN6580325119 9786580325115
FormatoCapa comum
Páginas206
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações E Teses: 2a Edição. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões