Livro Direito Administrativo

A Administração é inerente à vida do homem em sociedade, tendo como objetivos estruturar, regular e ordenar as relações existentes entre ela e os detentores do Poder e, nesse sentido, qualquer que seja o Estado considerado, inclusive o Estado Antigo ou Medieval, sempre existiu, ainda que sem sistematização e, muitas vezes, até mesmo de forma arbitrária.

O Direito Administrativo, porém, como disciplina autônoma do Direito, surgiu apenas no final do século XVIII, com o advento do Estado de Direito, ou seja, com a submissão do próprio Estado à lei.

A Revolução Francesa de 1789, ao afastar o absolutismo real e o Estado autocrático, é apontada como marco simbólico do surgimento do Estado de Direito e, com a afirmação do princípio da separação de poderes e a submissão do Poder Executivo às leis editadas pelo Poder Legislativo, foi possível o disciplinamento da organização e das atividades da Administração Pública.

Inaugurada a submissão do Estado ao princípio da legalidade, a lei, tomada como expressão da vontade geral ou coletiva, passou a limitar e obrigar igualmente tanto o administrador como o administrado, inibindo a plena liberdade administrativa e vinculando a atuação estatal.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraVerbatim
IdiomaPortuguês
ISBN8583990115 9788583990116
FormatoCapa comum
Páginas954
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Direito Administrativo. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões