Livro Elegia Erótica Romana

O amor, a poesia e o Ocidente. A poesia erótica romana, uma das formas de arte literária mais sofisticadas e menos compreendidas de todos os tempos, poderia agradar ao paladar contemporâneo?

Ao contrapor a obra de autores como Catulo, Propércio e Ovídio à dos poetas modernos, Paul Veyne sugere neste livro que os leitores atuais são pouco suscetíveis ao artifício latino característico dos elegíacos por estarem presos à estética da “intensidade”, que permeia a literatura modernista desde o romantismo: “A relação do autor, sincera ou não, com o leitor depende da escolha de uma estética.

Os elegíacos romanos nos entediariam porque são ‘insinceros’?”. Para Veyne, porém, nem mesmo os comentadores da obra daqueles poetas antigos se deram conta, em geral, da ironia implícita em seus versos.

Teriam preferido passar ao largo da “insinceridade” que os transpassa, ignorando ainda que falavam de amores pouco edificantes, pois se referiam a mulheres “irregulares”, prontas a prestar seus favores a quem desejassem, mulheres, enfim, com quem os homens não se casam.

“Isso seria patifaria, se fosse verdade; mas, como tudo acontece no papel, começamos a entender o que era a elegia romana”, escreve Veyne. “Nossos romanos, mais hábeis que a média de seus compatriotas, têm o risinho de lado de Valéry ou Jean Paulhan”.

Assim, pontua o historiador, os elegíacos também eram intensos, ainda que, para ser claros, pecassem por prosaísmo. A intensidade, ele escreve, “está além dos "estilos", no sentido comum da palavra: existem classicismos intensos (essa foi a artimanha de Valéry)”.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraUNESP
IdiomaPortuguês
ISBN8539306026 9788539306022
FormatoCapa comum
Páginas344
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Elegia Erótica Romana. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões