Livro Ensaios De Sociologia Do Trabalho

O autor analisa o processo recente de implementação das novas práticas produtivas, ou seja, mudanças tecnológicas e organizacionais, como as células de produção; a terceirização; a subcontratação da força de trabalho; as estratégias gerenciais - Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), Qualidade Total (TQC), Multifuncionalidade, Polivalência, Just-in-time, Kanban, Kaizen, Trabalho Participativo - entre outras.

Estas são as chamadas metamorfoses no mundo do trabalho. Aliada a essas mudanças, parece estar em jogo uma grande ofensiva do capital sobre o trabalho. Essa ofensiva é marcada pela organização do trabalho sob a lógica de um novo padrão de acumulação e baseada em uma nova racionalidade do processo de reestruturação produtiva e reprodução ampliada do capital.

Nesse contexto, as velhas práticas fordistas e tayloristas estão sendo ultrapassadas pelo processo de acumulação flexível - com base no toyotismo, no chamado "modelo japonês". Essas mudanças têm afetado sobremaneira a subjetividade das classes trabalhadoras, colocando os sindicatos na defensiva e gerando o que os estudiosos da sociologia do trabalho chamam de "crise do sindicalismo".

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraCIENCIA MODERNA
IdiomaPortuguês
ISBN8539900548 9788539900541
FormatoCapa comum
Páginas128
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Ensaios De Sociologia Do Trabalho. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões