Livro Galeria De Curiosidades Médicas

Mulheres-macaco. Meninos cobertos por escamas. Crianças de duas cabeças. Gigantes com 2,5 metros. Grávidas de coelhos. Tribos de homens com cauda. Serpentes vivas no interior de um estômago humano. Combustão espontânea de bêbados.

Os fatos mais bizarros da história da medicina podem ser conferidos no livro Galeria De Curiosidades Médicas, de Jan Bondeson. São dez ensaios, nos quais o autor - reumatologista radicado em Londres - apresenta diagnósticos prováveis para vários aspectos inesperados, chocantes e extraordinários da história da medicina.

Desde o início dos tempos, curiosidades eram expostas ao público em tendas de circo - uma verdadeira galeria do bizarro, do inimaginável. Uma sereia ressecada poderia estar ao lado da tíbia de um gigante, esqueletos de gêmeos xipófagos junto a uma múmia egípcia.

Jan Bodeson usa seu conhecimento da área e sua enorme habilidade de pesquisa para separar os casos mais interessantes já relatados. Assim como sua verdadeira natureza. Entre as histórias mais incríveis, Bondeson nos traz a de Mary Toft, que ganhou fama em 1726 após supostamente ter dado à luz dezessete coelhos.

O rei George I, Príncipe de Gales, e os médicos da corte atribuíram esses nascimentos monstruosos a uma "impressão materna", já que Mary teria ardentemente desejado comer coelho durante sua gravidez.

Bondeson explica que a idéia de impressão materna, comum nos romances de Goethe, Sir Walter Scott e Charles Dickens, tem antigos registros em manuscritos chineses e babilônicos. Ele vai mais fundo e descobre registros que desmascaram Mary Toft.

"Ela tinha bolsos secretos costurados à roupa, onde escondia os pedaços de coelho", explica. O autor apresenta, ainda, o trágico caso de Julia Pastrana, índia mexicana que tinha gengivas hipertrofiadas e a maior parte do corpo coberto por pelos grossos, o que dava a ela uma aparência simiesca.

Conhecida como a "mulher-macaco", Julia foi exibida como aberração em feiras e espetáculos em todo o mundo. Mesmo após sua morte, em 1860, o martírio não teve fim. O marido de Julia, que também era seu empresário, mandou mumificá-la, para continuar a exibi-la nos países europeus.

Bondeson seguiu a pista da múmia e conseguiu diagnosticar que Julia Pastrana sofria de uma rara síndrome genética. "Histórias de anomalias médicas e estranhos acontecimentos pertencem ao passado. Para desvendar a verdade por trás das lendas, o Dr.

Bondeson disseca uma dezena de exemplos de credulidade humana com bisturi de um historiador, e o resultado é uma colorida coleção de verdadeiras histórias de detetive." - Richard Altick, autor de The scholar adventures "Bondeson exibe fatos bizarros com um cuidadoso olhar científico, descobrindo erros de interpretação, trágicas mutações genéticas e inequívocas fraudes."- Library Journal "Simultaneamente assustador e divertido como um show carnavalesco...

Bondeson é rápido em mostrar os absurdos, e seu humor cáustico, somado a seu forte julgamento pessoal, temperam o livro." - Publishers Weekly

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraRecord
IdiomaPortuguês
ISBN8501052566 9788501052568
FormatoCapa comum
Páginas304
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Galeria De Curiosidades Médicas. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões