Livro Kamasutra

Atribuído a Vatsyayana, autor que teria vivido na Índia provavelmente no século IV d. C., Kāmasūtra é um conjunto de aforismos (sūtra) sobre o “gozo dos sentidos” (kāma). Em outras palavras, é uma espécie de guia sobre os prazeres sensoriais.

Dividido em sete “livros” – tal como a Bíblia, por exemplo –, o Kāmasūtra difundiu-se no Ocidente a partir de uma tradução publicada em inglês por Richard Francis Burton (1821-1890) em 1883.

Essa tradução, porém, limita-se ao segundo “livro” do Kāmasūtra – o “Livro do sexo”, que descreve sobretudo técnicas de coito entre homem e mulher. Ou seja, a íntegra dos sete “livros” do Kāmasūtra não se restringe ao intercurso sexual – mas a tradução de Burton, ao se limitar a apenas um deles, fez desse título um sinônimo de “manual do sexo”.

O título de cada capítulo do “Livro do sexo” do Kāmasūtra é bastante elucidativo: “Os tipos de união sexual segundo o tamanho, a duração e a intensidade do desejo”; “Abraços”; “Beijos”; “Arranhões”; “Mordidas”; “Posições sexuais”; “Golpes e gemidos”; “A mulher agindo como homem e as estocadas do homem”; “Sexo oral”; e “O começo e o fim da relação sexual, os vários tipos de união e as brigas entre os amantes”.

Todos os capítulos são encerrados com poemas. Há diversas edições intituladas Kāmasūtra disponíveis em português. Nenhuma delas, porém, foi traduzida diretamente do idioma original. A edição do selo Tordesilhas é a primeira vertida do sânscrito para o nosso idioma, inclusive respeitando a forma como o texto surgiu no século IV (Burton incorporou, em sua tradução, os comentários acrescentados por um autor chamado Yaśodhara, no século XIII, que na edição do Tordesilhas estão em lugar adequado: nas notas de rodapé).

O trabalho foi realizado por dois especialistas formados pela Universidade de São Paulo: Daniel Moreira Miranda e Juliana Di Fiori Pondian. Além da tradução pioneira diretamente do sânscrito, a edição do Tordesilhas, em capa dura, é ilustrada pelo artista plástico argentino Alfredo Benavídez Bedoya, e contém posfácio de Eliane Robert Moraes, professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP – e estudiosa da literatura fescenina.

O volume traz ainda um glossário e uma “Tabela de correspondências para leitura dos termos em sânscrito”.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraTordesilhas
IdiomaPortuguês
ISBN8564406284 9788564406285
FormatoCapa dura
Páginas96
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Kamasutra. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →