Livro Melhores Poemas de Augusto Meyer

Raras vezes um erudito consegue manter o frescor de alma e a simplicidade capazes de comungar e se identificar com as coisas humildes da vida. Augusto Meyer, ensaísta e biógrafo, erudito à moda europeia, profundo, mas de estilo lépido e solto, soube não só resguardar a sensibilidade como preservar uma certa inocência edênica, o mais forte sinal de identificação do homem com a terra, os hábitos e costumes populares, as danças, os bichos, as árvores.

Lírica, um tanto irônica, sem perder a ternura, a poesia inicial de Augusto Meyer se identifica com a terra gaúcha, com seu "cheiro bom de estábulos e de pastos maduros", a partir do riquíssimo vocabulário regional.

Natural de Porto Alegre, Augusto Meyer (1902-1970) não era um homem estritamente urbano. Gostava da vida rural, das imensidões sem fim dos pampas, em cujas paisagens se inspirou em seu primeiro livro de poemas, Coração Verde (1926).

Em Giraluz, publicado dois anos depois, o poeta se inclina pela poesia mais intimista, se desliga do mundo rural, se deixa perturbar pelo seu autodesconhecimento ("Quem é esse que mergulhou no lago liso do espelho/ e me encara de frente à claridade crua?") e um certo narcisismo, expresso em versos como este: "na vidraça garoenta deste bar/ namoro o meu reflexo vago e esguio".

A autoanálise se torna mais aguda em Poemas de Bilu (1929), o "filóis" (filósofo) Bilu, alter ego do poeta, ironizado em todo o decorrer do livro ("Bilu, cidadão da harmonia cósmica,/ você deixe de bancar o Baudelaire").

Ausentando-se da poesia durante muitos anos (ou apenas deixando de publicar o que escrevia), o poeta retorna em plena maturidade, na década de 1950, com uma poesia grave, mas serena, com uma certa melancolia de crepúsculo: "Serena esta luz de ouro em meu outono:/ recordação, antes do grande sono..."

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraGlobal
IdiomaPortuguês
ISBN8526007599 9788526007598
FormatoCapa comum
Páginas168
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Melhores Poemas de Augusto Meyer. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões

Nós recomendamosindicamos a leitura...

A intenção do autor, com esta pequena obra, é apresentar algumas estratégias de leitura que te farão um leitor melhor, lhe ensinando a absorver mais conteúdo e ser mais produtivo nesse momento. Tudo isso através de uma linguagem acessível e bem objetiva.

Leia agora! →