Livro Memorialismo e Resistência. Estudos Sobre Carolina Maria de Jesus

“O que motivava Carolina a escrever era, segundo arma, um estado de ‘fusão mental’, uma manifestação involuntária que a inquietava mentalmente e só arrefecia com a escrita: ‘Quando escrevia tinha a impressão que o meu cérebro normalizava-se’ (Jesus , 1994, p.

186). Antes de seus textos terem-lhe valido a denominação de poetisa e de ela ter recebido explicações sobre essa palavra, atribuía a vontade irresistível de escrever a uma patologia: ‘Eu pensava que as coisas que brotavam na minha cabeça eram provenientes dos meus dentes.

Procurei um dentista, solicitando um exame, ele não quis extraí-los’ (Jesus, 1994, p. 188). Mesmo depois de se tranquilizar com relação ao diagnóstico, Carolina continua a manifestar inquietação ante a vontade imperiosa de escrever, que fugia ao seu controle.

Essa vontade é denominada aleatoriamente de ‘ideias literárias’, ‘ideias poéticas’ ou ‘pensamento poético’, dos quais ela vai falar insistentemente em todos os cadernos, seja para registrar a presença do incômodo, para manifestar tranquilidade com sua ausência, ou para tentar relacioná-lo à situação de miséria que enfrentava.” (Elzira Divina Perpétua)

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraPaco
IdiomaPortuguês
ISBN8546205108 9788546205103
FormatoCapa comum
Páginas224
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Memorialismo e Resistência. Estudos Sobre Carolina Maria de Jesus. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões