Mercadores Entre Portugal e Castela na Idade Média

Isabel Vaz de Freitas 

Este livro, dedicado ao público empenhado em conhecer as andanças do homem nos finais da Idade Média, surge na sequência de estudos desenvolvidos sobre a fronteira e sobre os contactos entre os reinos Peninsulares medievais. As reflexões, nele contidas, referem-se uma realidade há muito esquecida, e procuram revelar atitudes quotidianas da população, disposições políticas de um corpo central e das suas relações com a comunidade, traçar as feições de terras e gentes que distintamente marcam territórios que se aproximam em vontades, em desejos e em comportamentos. Ambicionam conhecer como vive e convive o homem em torno da fronteira, o interesse que este coloca nas vias comerciais que cruzam terras raianas, que mercadorias fomentam as trocas, o que se produz de interesse para o reino vizinho, o que procura o homem quando se desloca ao mercado, como obtém os produtos que mais necessita, como trabalha a matéria-prima disponível para fazer face à oferta e à procura, a que materiais tem acesso o homem comum, e muitas outras vivências de um quotidiano diverso em sentimentos e expressões. Neste universo centrado em torno dos inícios do século XVI detectaram-se os mercados mais populares, as feiras mais frequentadas, as vias mais utilizadas, os nomes de desconhecidos que, um após outro, construíram o que somos hoje e desenharam as cidades e vilas que marcam o nosso espaço e a nossa cultura. Peças fundamentais para o crescimento de um reino que se comporta entre as crises e a abundância. Trilharam-se alguns destinos, sentiram-se alguns desafios de homens e mulheres que tentam sobreviver ou enriquecer. Modos de vida que conhecem como únicos, apesar das grandes dificuldades pessoais e colectivas. Provas de esforço que hoje podemos apreciar.

Assista as vídeo resenhas do nosso canal

Toda semana postamos novas vídeo-resenhas sobre livros interessantes. Clique nas imagens abaixo e conheça nosso trabalho. Aproveite para se inscrever em nosso canal!



Detalhes do livro

  • Idioma: Português
  • Editora: Ediciones Trea, S.L. (10/03/2005)
  • ISBN-10: 8497041941
  • ISBN-13: 9788497041942
  • Capa comum: 248 páginas

Gostou do livro?

[[like_percent()]]% indicaram

Clique e compre na

Clique e compre no Submarino.com


Resumo do Livro Mercadores Entre Portugal e Castela na Idade Média em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

PDF Salvar


Compartilhe este livro com seus amigos!

Ao compartilhar esta página você ajuda seus amigos a obterem informações de qualidade sobre o livro em questão, além de promover a leitura!

IndicaLivros nas redes sociais

  Facebook   Youtube