Livro O Brasil Republicano: O tempo do nacional-estatismo - Do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo - Segunda República (1930-1945) (Vol. 2)

Segundo volume da mais importante coleção sobre a República no Brasil em edição revista. Nas primeiras décadas do século XXI, temas como democracia, cidadania e República surgem, em diferentes interpretações, como dilema e desafio que a sociedade brasileira enfrenta no cotidiano.

Partilhando dessas preocupações, planejamos e organizamos a coleção O Brasil Republicano, em cinco volumes: O tempo do liberalismo oligárquico (edição revista), O tempo do nacional-estatismo (edição revista), O tempo da experiência democrática (edição revista), O tempo do regime autoritário (edição revista) e O tempo da Nova República(volume inédito).

Este segundo volume da coleção O Brasil Republicano trata da Segunda República. O ano de 1930 terminou com uma revolução e um governo provisório. A partir daí, vários projetos políticos disputaram o poder no país.

Os mais atuantes e influentes na época tentaram se impor, recorrendo às armas, mas foram derrotados: os liberais em 1932, os comunistas em 1935 e os integralistas em 1938. O Governo Constitucional cedeu lugar à ditadura do Estado Novo.

O governo Vargas incentivou a industrialização do país, patrocinou uma política cultural que encontrou receptividade entre artistas e intelectuais e elevou os trabalhadores à condição de personagens centrais do regime.

Em 1945, no apagar das luzes do regime autoritário, o país era outro. Reúne textos de: Angela de Castro Gomes, Dulce Chaves Pandolfi, Fábio Koifman, Lúcia Lippi Oliveira, Marcos Chor Maio, Maria Antonieta P.

Leopoldi, Maria Celina D’Araujo, Maria Helena Capelato, Marly de Almeida G. Vianna, Monica Pimenta Velloso, Rachel Soihet e Roney Cytrynowicz.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

EditoraCivilização Brasileira
IdiomaPortuguês
ISBN8520013589 9788520013588
FormatoCapa comum
Páginas406
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro O Brasil Republicano: O tempo do nacional-estatismo - Do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo - Segunda República (1930-1945) (Vol. 2). Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões