Livro O Charuto Apagado De Churchill

Em meados de 1945, representantes dos países vitoriosos na Segunda Guerra Mundial decidiram, na Conferência de Potsdam, o destino da derrotada Alemanha. A certa altura das discussões sobre a divisão de Berlim, o charuto de Winston Churchill, o premiê britânico, apagou-se.

Josef Stálin, líder da União Soviética, apressou-se em oferecer-lhe fogo. Em retribuição, Churchill cedeu um pouco mais na negociação e concordou em traçar a linha divisória ligeiramente mais para o Oeste, permitindo que 60 metros da longa Alameda do Sol (com mais de quatro quilômetros no total) ficassem em Berlim Oriental.

Ou seja, do lado soviético. Esta é a explicação ficcional de Thomas Brussig para o destino do trecho mais curto da Alameda do Sol (que de fato existe) e, ao mesmo tempo, o ponto de partida para este comovente e divertido romance.

O charuto apagado de Churchill conta a história do jovem Mischa Kuppisch e sua geração, que nasceu e cresceu sob o comunismo, morando no lado oriental da Alameda do Sol.

Cara a cara com o muro, eles brincam, descobrem o sexo, esboçam atitudes rebeldes, procuram desesperadamente os últimos LPs de rock ocidental, carrinhos de brinquedo, carrões de verdade, viagens, uma vida melhor e outros produtos inacessíveis.

O charuto apagado de Churchill revela de modo irônico e satírico como era a vida das pessoas no lado de lá do muro de Berlim durante os últimos anos da Guerra Fria.

Sucesso de público e crítica na Europa, foi comparado com O apanhador no campo de centeio. Um romance pleno de graça e humor, que relembra os anos que antecederam a 9 de novembro de 1989, data da queda do muro de Berlim.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraL&PM
IdiomaPortuguês
ISBN8525414980 9788525414984
FormatoCapa comum
Páginas149
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro O Charuto Apagado De Churchill. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões