Semana Black Friday

O Julgamento De Socrates. Sob A Luz Do Direito

Roberto Victor Pereira Ribeiro 

O escritor e jurista Roberto Victor Pereira Ribeiro traz à tona um retrato cuidadoso da Grécia antiga e de Atenas: a cultura, os hábitos, as relações sociais, a política, as guerras, as artes, a filosofia. E, nesse quadro tão instigante, a figura de Sócrates, sábio, educador, filósofo, mestre de Platão e Xenofonte, crítico de sua época e dos costumes, verberando os políticos, ensinando os jovens a assumirem sua posição na sociedade ateniense, instigando-os com seu método de perguntas e respostas, criando a maiêutica, até hoje cultuada pelos educadores conscientes da necessidade de um ensino crítico e motivacional. Sócrates, que incomodava os atenienses com suas obras e seus discursos e só por isso foi processado, sob as falsas acusações de corromper a juventude e de não cultuar os deuses pátrios. Uma cidade inteira contra um ancião de 70 anos, que pela mão dos acusadores - o poeta Meleto, o comerciante e político Ânito e o orador Licon - é condenado à morte, após recusar o auxílio de grandes advogados, dos discípulos e dos amigos, para fazer sua própria defesa, com lições de sabedoria, serenidade e humildade. A espera paciente da execução, a recusa da fuga e do exílio (a lei tem que ser cumprida), o fim digno e altivo pela própria mão, sorvendo a cicuta. E o remorso de Atenas, berço da democracia e da liberdade, por ter sacrificado à intolerância seu cidadão mais ilustre. Uma história antiga de vida e morte paradigmáticas, da qual se extrai a lição para os dias de hoje: uma lição de aceitação das diferenças, de respeito pelas ideias, do opróbrio de se punir alguém por suas convicções, do embate entre a liberdade de consciência e a intolerância.

Assista as vídeo resenhas do nosso canal

Toda semana postamos novas vídeo-resenhas sobre livros interessantes. Clique nas imagens abaixo e conheça nosso trabalho. Aproveite para se inscrever em nosso canal!



Detalhes do livro

  • Idioma: Português
  • Editora: Pillares (31/12/2011)
  • ISBN-10: 8581830005
  • ISBN-13: 9788581830001
  • Capa comum: 464 páginas

Gostou do livro?

[[like_percent()]]% indicaram

94
leitores acessaram a página de compra deste livro nos últimos dias.
Você também pode ser um deles, clicando no botão abaixo:

Clique e compre na

Clique e compre no Submarino.com


Resumo do Livro O Julgamento De Socrates. Sob A Luz Do Direito em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

PDF Salvar


Compartilhe este livro com seus amigos!

Ao compartilhar esta página você ajuda seus amigos a obterem informações de qualidade sobre o livro em questão, além de promover a leitura!

IndicaLivros nas redes sociais

  Facebook   Youtube