Livro O lugar central da teoria-metodologia na cultura histórica

Nesta obra, o objetivo de José Carlos Reis é demonstrar que a história é, primeiro, “teoria”, no sentido estrito – epistemologia, metodologia, gnosiologia, ontologia, ética, política, estética, linguística – e só depois, a partir de escolhas, decisões, definições, seleções, reflexões e construções teóricas, é crítica documental.

Para o autor, o lugar da teoria-metodologia é central na cultura histórica porque o nome “historiador” requer uma qualificação, pois dizer “eu sou historiador” não é suficiente para definir a sua identidade.

O interlocutor perguntará: historiador de que tipo, de qual tendência, em que perspectiva? Toda obra histórica é uma “teoria” em movimento, implícita e realizada, mesmo quando não explicitada. A escrita histórica sempre teve, tem e terá “partidos”, pois é fundamentada em problemas, hipóteses e valores, que se enfrentam e se combatem em “regimes de historicidade” e “regimes de verdade” históricos.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraAutêntica
IdiomaPortuguês
ISBN8551305077 9788551305072
FormatoCapa comum
Páginas224
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro O lugar central da teoria-metodologia na cultura histórica. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões