Livro Observações Sobre Um Caso de Neurose Obsessiva ("O Homem dos Ratos"). 1909-1910 - Volume 9

Observações sobre um caso de neurose obsessiva (o caso do "Homem dos ratos") é um dos cinco grandes casos clínicos relatados por Freud. Seu protagonista é um jovem advogado que sofre de sintomas clássicos de neurose obsessiva, como ideias terríveis que sempre retornam e que requerem o cumprimento de certos rituais para que não se tornem realidade.

Uma dessas obsessões - que veio a caracterizar o paciente - é a de que um suplício oriental envolvendo ratos será infligido a seu pai e à mulher que ama.

Freud busca elucidar as origens infantis dessa neurose e os sentimentos ambivalentes que a governam. Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci é o mais célebre e controvertido estudo psicanalítico de uma personalidade artística.

A recordação a que o título se refere se encontra nas anotações de Leonardo: quando este era criança, ainda no berço, um pássaro teria se aproximado e batido com a cauda várias vezes em sua boca.

Com base nessa e noutras informações, Freud vê relações entre a arte de Leonardo e sua infância muito peculiar, e oferece uma explicação psicanalítica para a homossexualidade do autor da Monalisa .

Cinco lições de psicanálise , um dos mais conhecidos dos muitos textos de divulgação escritos por Freud, são as conferências por ele apresentadas numa universidade americana em 1909. Contribuições à psicologia do amor reúne três ensaios: "Sobre um tipo especial de escolha de objeto pelo homem", em que a mulher escolhida tem de pertencer a outro e ter reputação de "fácil"; "Sobre a mais comum depreciação na vida amorosa", em que a impotência psíquica do homem se deve à separação entre afeto e sensualidade; e "O tabu da virgindade", sobre esse fenômeno nas sociedades primitivas e, em sua forma atenuada, nas civilizadas.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraCompanhia das Letras
IdiomaPortuguês
ISBN8535922393 9788535922394
FormatoCapa dura
Páginas424
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Observações Sobre Um Caso de Neurose Obsessiva ("O Homem dos Ratos"). 1909-1910 - Volume 9. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões