Livro Os Cínicos

Provavelmente o cinismo foi a ramificação mais original e influente da tradição socrática na Antiguidade. No entanto somente a partir de fins da década de 1930 sua importância literária e filosófica começou a ser reconhecida pelos estudiosos modernos.

Atualmente está sendo levado a sério como um movimento filosófico e cultural de interesse duradouro. O presente trabalho - que participa desse renascimento do interesse por Diógenes e seus seguidores e ilustra o fascínio que os "Cães" continuaram a exercer - investiga a filosofia e a literatura cínicas antigas em todos os seus aspectos e traça os principais linhas de seu impacto sobre a cultura ocidental da Antiguidade clássica até o presente concentrando-se nos domínios da produção literária e da reflexão ética.

Sem dúvida a figura de Diógenes - com seu bastão sacola e túnica rota movimentando-se pelas ruas da Atenas do século IV a.C. E ensinando que a felicidade somente pode ser encontrada em uma vida livre e autônoma - pode parecer distante de nós.

No entanto o movimento cínico não só durou quase um milênio na Antiguidade como também gerou uma notável variedade de formas literárias que sobreviveriam à cultura clássica estando no centro das preocupações filosóficas de pensadores tão diferentes quanto os humanistas do Renascimento - Wieland Rousseau Diderot e Nietzsche.

A recepção ao legado do cinismo é abordada como um processo cultural longo descontínuo e centrífugo e não como uma série de pensadores autônomos engajados numa conversação atemporal.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraLoyola
IdiomaPortuguês
ISBN8515032236 9788515032235
FormatoCapa comum
Páginas496
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Os Cínicos. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões