Os Fios de Ariadne. Fortunas e Hierarquias Sociais na Amazônia Século XIX

Patricia Melo Sampaio

Os Fios de Ariadne. Fortunas e Hierarquias Sociais na Amazônia Século XIX

Como é possível a uma sociedade com um crônico déficit externo gerar processos internos de enriquecimento e, com isso, consolidar uma hierarquia profundamente desigual? Esta é uma das perguntas que Patrícia Sampaio, sem cair no fácil esquematismo da teoria da dependência, procura responder ao estudar Manaus entre 1840 e 1880.

A autora faz parte da segunda geração do que hoje começa a ser conhecido como a Escola do Rio. Um grupo de jovens historiadores que, no anos de 1980, reuniu-se no Programa de História Agrária da Universidade Federal Fluminense, ao redor da Professora Maria Yêdda Leite Linhares e do Professor Ciro Cardoso, com a preocupação de analisar as mudanças e permanências na sociedade rural brasileira.

Uma das marcas do grupo foi a revisão crítica de alguns dos quadros explicativos presentes na historiografia nacional através da investigação exaustiva de séries documentais inéditas, aliada ao uso dos métodos de pesquisa propostos por Ernest Labrousse e pela geração de Fernand Braudel e Pierre Goubert do Annales.

A estas influências. Patrícia combina uma abordagem antropológica (inspirada em Carlo Ginzburg e Geovani Levi) que lhe permite, por exemplo, escrever um belíssimo capítulo sobre a elite mercantil do Amazonas onde, ao lado dos índices econômicos, trabalha as relações políticas, de parentesco e de amizade, demonstrando que o entendimento destas é essencial para a análise das estratégias de acumulação das riquezas e de reprodução social do grupo.

Enfim, Os Fios de Ariadne conduzem o leitor para o interior da complexa teia de relações sociais que consiste Manaus - com seus barqueiros índios, lavradores mestiços e mercadores estrangeiros - na segunda metade do oitocentos.

Mas, também estes fios podem ajudar a compreender um pouco mais a dinâmica das regiões que, com certa pressa, são denominadas simplesmente de periféricas.


Acesse aqui

Detalhes do livro

Detalhes do livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

IdiomaPortuguês
EditoraLivraria da Física
LançamentoTue Dec 31 1996 19:00:00 GMT-0500 (EST)
ISBN-108578612906
ISBN-139788578612900
FormatoCapa comum
Páginas178
Clique para ver o preço na
Arquivo PDF

Resumo do Livro em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Se inscreva no nosso canal no Youtube.

Assista as vídeo resenhas do nosso canal

Selecionamos alguns livros que você gostaria de ler e comentamos sobre eles no YouTube. Confira!

Manual da Fossa <br />(Mica Rocha)

Manual da Fossa
(Mica Rocha)

Veja o vídeo
Casei-me com um morto (Cornell Woolrich)

Casei-me com um morto (Cornell Woolrich)

Veja o vídeo
A Parte que Falta <br />(Shel Silverstein)

A Parte que Falta
(Shel Silverstein)

Veja o vídeo
Apegados (Amir Levine e Rachel Heller)

Apegados (Amir Levine e Rachel Heller)

Veja o vídeo
O Gerente (Carlos Drummond de Andrade)

O Gerente (Carlos Drummond de Andrade)

Veja o vídeo
Sempre faço tudo errado quando estou feliz (Rachel Segal)

Sempre faço tudo errado quando estou feliz (Rachel Segal)

Veja o vídeo
O que o sol faz com as flores (Rupi Kaur)

O que o sol faz com as flores (Rupi Kaur)

Veja o vídeo