Livro Poetas Que Pensaram O Mundo

"Em tempos de barbárie, recorramos, pois, aos poetas e suas cosmogonias", diz Adauto Novaes na introdução deste livro, cujo percurso vai de Lucrécio, que escreveu "o livro mais original e mais vigoroso da poesia latina", passando pelo Inferno de Dante, até chegar à "Máquina do mundo", de Drummond.

Os poetas-filósofos que participam desta coletânea tratam não apenas de poesia, mas da história do pensamento através da poesia. No ato poético, diz Maurice Blanchot, "a linguagem cessa de ser instrumento e mostra-se na sua essência, que é a de fundar um mundo".

A mesma essência do pensamento, que funda as coisas e a realidade humana. "Todo grande poeta é um excitante particularmente poderoso", diz Adauto. Diante dos múltiplos caminhos que percorrem este livro, o leitor começa por onde quiser.

Aqui está o olhar moderno (e melancólico) de Baudelaire, visto por Jorge Coli e Olgária Matos; a negação sistemática do mundo feita por Drummond, sob os olhos de José Miguel Wisnik; as dúvidas filosóficas e políticas de Paul Valéry, expostas por Michel Déguy; a metafísica de Fernando Pessoa, por Haquira Osakabe; e ainda Hölderlin (por Antonio Cicero), T.

S. Eliot (por Benedito Nunes), Homero (por Antonio Medina Rodrigues), Francis Ponge (por Marcelo Coelho), Shakespeare (por Carlos Antônio Leite Brandão), Goethe (por Márcio Suzuki), Rimbaud (por Marcelin Pleynet), Lucrécio (por Francis Wolff), Dante (por Newton Bignotto) e Camões (por João Adolfo Hansen).

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraCompanhia das Letras
IdiomaPortuguês
ISBN8535907092 9788535907094
FormatoCapa comum
Páginas480
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Poetas Que Pensaram O Mundo. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões