Livro Retrato Desnatural

Apesar do subtítulo diários, e da aparente organização cronológica de boa parte do livro, o texto não é de não-ficção. O volume apresenta poemas, contos, crônicas e outras formas textuais.

“Um diário, em princípio, deve ser publicado tal como foi transcrito a partir da anotação original. Foi aí que entrou a imaginação do escritor. Em vez de reproduzir os textos tais como eles emergiram, me propus a tarefa sem fim de reescrevê-los.

Ou seja, transformei o diário em literatura, coisa que até certo ponto ele já é, mas só até certo ponto. E ao reescrever fui alterando os fatos vividos, dando-lhes forma de ficção e/ou de poesia”, explica o autor.

O poeta Antonio Cícero também opina sobre o assunto na orelha do livro: “Em outras palavras, seria inadequado aplicar-lhe a distinção convencional entre ficção e não-ficção. Do mesmo modo, embora, prima facie, tendamos a qualificar vários dos textos de Retrato desnatural como poemas, outros tantos como ensaios, outros ainda como crônicas, ou pensamentos, ou contos ou — usando um neologismo cunhado pelo próprio autor — como interversões, a verdade é que, de maneira geral, nada lhes é menos interessante do que a conformação a tal ou qual gênero.” O leitor atento encontrará referências a grandes mestres da literatura brasileira em todo o volume, a começar pelo título, que faz menção a um dos livros de Cecília Meireles, Retrato natural.

“Digamos que eu tentei ‘desnaturar’ o ‘auto-retrato’ de Cecília, procurando lhe dar uma feição mais contemporânea, menos tradicional.” Na série “Respirações”, em que o autor redicionariza palavras de forma poética, a referência é o autor de Grande sertão: veredas: “Guimarães Rosa disse, na famosa entrevista a Günter Lorenz, que seu sonho seria um dia escrever um dicionário.

[...] O que fiz, creio, foi tentar fazer um glossário poético e ficcional que destacasse diversas palavras e lhes fosse atribuindo novos sentidos.”

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraRecord
IdiomaPortuguês
ISBN8501082309 9788501082305
FormatoCapa comum
Páginas384
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Retrato Desnatural. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões