Livro Seis Livros Da Republica. Primeiro Livro

O tratado Les six livres de la République de Jean Bodin (1530-1596) foi publicado originalmente em Paris em 1576. É uma das obras mais conhecidas e citadas da filosofia política pois é nela que Bodin formula o conceito moderno de soberania base de todo o pensamento político posterior.

Nela Bodin também afirma sua preferência pela monarquia regida por leis (que dará origem mais tarde à monarquia constitucional) e defende a independência do poder político com relação ao religioso assim como a prevalência do direito sobre a força para obter um bom governo.

Além dessas teses seminais seu método é igualmente inovador pois ele infere as regras do governo justo a partir de uma vasta comparação histórica de inúmeras formas de governo.O primeiro livro postula o objetivo do Estado descreve os diferentes tipos de poder (conjugal paterno senhorial) e define o cidadão e a soberania.O segundo livro descreve as formas de Estado (monarquia aristocracia democracia).O terceiro livro explica as funções dos órgãos do Estado (senado oficiais magistrados colegiados).O quarto livro comenta a ascensão e queda dos Estados e suas causas.O quinto livro discute a adaptação do Estado ao clima e ao caráter da população bem como diversos aspectos da administração estatal (fisco penas e recompensas guerras tratados e alianças).Enfim o sexto livro continua a debater certas políticas públicas (censo finanças moedas) e depois compara as três formas de Estado e os tipos de justiça correspondentes a cada uma.A tradução desta edição de Os Seis Livros da República para o português foi feita a partir da reedição com a ortografia original do francês médio do Corpus Des'uvres de Philosophie en Langue Française de 1986.

Os levantamentos feitos apontaram que esta parece ser a primeira tradução integral da obra para o português 434 anos depois de sua publicação.Esta tradução buscou produzir um texto acessível e contemporâneo para ressaltar sua atualidade e estimular sua leitura como obra de referência.

Também procurou apresentar valor agregado por meio da separação das frases e parágrafos e de notas de esclarecimento.Esta obra capital desse autor tão citado e comentado que é Bodin poderá ser lida em português e estudada por um público mais amplo.

Ficha Técnica do Livro

Veja abaixo alguns detalhes e características deste livro. Aproveite para indicar ou não indicar a obra, ajudando assim toda a comunidade leitora.

Autor(es)
EditoraIcone
IdiomaPortuguês
ISBN8527411318 9788527411318
FormatoCapa comum
Páginas328
Livro físico na

Versão em PDF

Quer salvar o resumo deste livro em PDF? Simples, clique no botão abaixo e salve o arquivo em seu computador. Lembrando que você pode distribuir este arquivo livremente sempre que quiser.

Arquivo PDF Salvar PDF

Nota ao autor: fique despreocupado pois somos totalmente contra a pirataria. Os resumos disponibilizados aqui ajudam o leitor a conhecer um pouco do seu livro e por fim incentivam a compra, te possibilitando um marketing gratuito e alavancando suas vendas. Caso queira entrar em contato conosco utilize o link no rodapé da página.

Opiniões sobre o livro

Clique no botão abaixo para saber o que as pessoas estão achando do livro Seis Livros Da Republica. Primeiro Livro. Veja opiniões, e caso se sinta à vontade, deixe a sua também.

Ver opiniões